Hemocentro de Pelotas divulga calendário de coletas externas de sangue
Publicação:

O Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) realiza periodicamente coletas externas de sangue em outros quatro municípios da região. A estratégia segue um calendário que teve início em 2022 nos municípios de Bagé e Piratini. Neste ano também inclui Canguçu e Jaguarão.
As doações de sangue são realizadas por ordem de chegada, sem agendamento prévio. De acordo com a assistente social Márcia Lages, do setor de captação do Hemopel, “as coletas externas são fundamentais para garantir o abastecimento do estoque e o apoio necessário às pessoas que dependem dessas doações de sangue”.
Doações no Hemopel
O Hemocentro Regional de Pelotas é o serviço de referência na região Sul, do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados, da Secretaria Estadual da Saúde (SES). As coletas descentralizadas são realizações da Rede Estadual de Apoio à Doação de Sangue, que busca aumentar os serviços que integram a rede, tornando a doação de sangue mais acessível aos cidadãos.
No Hemopel, o atendimento é realizado por livre demanda, por ordem de chegada ou por agendamento (disponível em saude.rs.gov.br/agendamento-doacao-de-sangue. O serviço fica localizado na Avenida Bento Gonçalves, 4569, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia. O serviço fornece material para os hospitais de Beneficência Portuguesa, Hospital Universitário São Francisco de Paula e Pronto Socorro Municipal, os três de Pelotas, além de 23 municípios da região.
Confira as datas das próximas coletas externas realizadas por meio do calendário:
Agosto
13 - Canguçu
20 - Jaguarão
24 - Piratini
27 - Canguçu
Setembro
03 - Jaguarão
10 - Canguçu
14 - Bagé
17 - Jaguarão
24 - Canguçu
28 - Piratini
Outubro
1º - Jaguarão
08 - Canguçu
19 - Bagé
22 - Jaguarão
29 - Canguçu
Novembro
05 - Jaguarão
09 - Bagé
12 - Canguçu
19 - Jaguarão
26 - Canguçu
Dezembro
03 - Jaguarão
07 - Bagé
10 - Canguçu
21 - Piratini
Endereços dos locais por Municípios:
Bagé - Ambulatório do Hospital da Santa Casa de Bagé
Endereço: Rua Gomes Carneiro, 1350 - Centro
São realizadas as coletas nos primeiros sábados de cada mês e o horário para realização é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h.
Canguçu - Hospital de Caridade de Canguçu
Endereço: Rua José Albano de Souza, 140 - Centro
Coletas são realizadas às terças-feiras, quinzenalmente, e o horário é das 13h30 às 15h.
Jaguarão - Santa Casa de Caridade de Jaguarão
Endereço: Praça Dr. Hermes Pintos Affonso - Centro
São realizadas as coletas às terças-feiras quinzenalmente e o horário para cadastro é das 13h30 às 15h.
Piratini - UBS Centro Municipal de Saúde
Endereço: Rua XV de Novembro, 245 - Centro
Coletas são realizadas uma vez por mês aos sábados e o horário para a realização do cadastro para doar é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h.