Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Guaíba e Serafina Corrêa recebem verba para implantação de dois novos Caps no RS

Publicação:

O municípios de Guaíba e de Serafina Corrêa estão aptos a implantar um novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em seus territórios, com incentivo do Ministério da Saúde. Guaíba receberá o valor de R$ 30 mil para iniciar os serviços de um Caps Infanto-Juvenil e para Serafina Corrêa serão repassados R$20 mil para a implantação de um Caps tipo I (destinados a municípios de até 70 mil habitantes).

Os Caps são serviços de caráter comunitário e territorial, para acolhimento e ressocialização de pessoas que possuem transtornos mentais graves ou persistentes, e também para aqueles que fazem uso de crack, álcool ou outras drogas. “Os Caps oferecem atendimentos individuais e em grupos, e também às famílias, além de oficinas terapêuticas. É um espaço de convivência extra-hospitalar, que vem para suprir a demanda de uma nova lógica de cuidado em saúde mental”, explica a chefe da Divisão de Políticas Transversais na Secretaria da Saúde (SES), Marilise Fraga de Souza.

No Rio Grande do Sul, existem 206 Caps em funcionamento, divididos entre todas as regiões. Destes, 196 são habilitados a receber recursos de custeio do Ministério da Saúde e os outros 10, aguardando a habilitação, ainda sem contar os novos que serão implementados em Guaíba e em Serafina Corrêa.

Secretaria da Saúde