Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Governador participa da entrega do Prêmio Salvador Celia do Programa Primeira Infância Melhor

Publicação:

O Secretário Gabbardo abraça a vencedora e ajuda-a a segurar o troféu. O Governador Sartori e mais duas mulheres estão juntos na imagem. Todos estão de pé.
Prêmio Salvador Celia reconhece o trabalho de quem se dedica a garantir o desenvolvimento adequado d - Foto: Priscila da Silva/SES

O governador José Ivo Sartori participou, nesta terça-feira (24), do anúncio dos vencedores da 5ª Edição do Prêmio Salvador Celia, do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), uma ação voltada à valorização das boas práticas de visitadores do PIM, Equipes de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF) junto às famílias e comunidades atendidas.

Foram premiadas 11 músicas originais elaboradas pelos visitadores, um por cada macrorregião de saúde do Estado. A iniciativa integra as comemorações da 13ª Semana Estadual do Bebê, que ocorre até o dia 28 de novembro, e é uma homenagem ao médico Salvador Celia, reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte de sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças.

Com o tema "O que você faz para o seu filho hoje vale por toda a vida", os participantes produziram áudios, com mensagens cantadas, em formato jingle, spot e springle (que é a fusão do jingle e do spot). A nova especialidade busca a criação de obras sonoras como estratégia de mobilização social. O objetivo é envolver a sociedade e promover a reflexão sobre a importância dos primeiros anos de vida como fase fundamental para que as crianças tenham um desenvolvimento saudável.

"Reconhecer o trabalho de quem se dedica a garantir o desenvolvimento adequado de crianças é estimular para que tenhamos continuidade dessas ações e os bons frutos que esta ação traz nas comunidades. E o Prêmio Salvador Celia vem para valorizar as experiências e o trabalho bem-sucedido no Programa Primeira Infância Melhor", afirmou o governador. Sartori também disse que o PIM é um exemplo de ação em favor da vida, para garantir um futuro melhor para as crianças onde possam construir suas próprias trajetórias.
A secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, salientou que estudos científicos mostram que é nos primeiros anos de vida que as crianças desenvolvem capacidades que vão acompanhá-las pelo resto de suas vidas. "O Primeira Infância Melhor é hoje uma importante tecnologia de desenvolvimento e de transformação social que traz crescimento para as crianças. No Rio Grande do Sul, o PIM está presente em 253 municípios, atendendo com visitas domiciliares 53 mil famílias e beneficiando 58 mil crianças".
O prêmio é uma promoção da Secretaria da Saúde (SES), através do Departamento de Ações em Saúde (DAS), por intermédio das coordenações da Atenção Básica e Primeira Infância Melhor (PIM). Estiveram presentes o secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis; a coordenadora Estadual do PIM, Leila Almeida; a esposa do Salvador Celia, Isabel Leite Celia; autoridades estaduais, municipais, associações e entidades.

Assinatura termos de doações
Durante a solenidade foram assinados dois termos de doações para municípios. O primeiro foi o termo de doação de bicicletas para o PIM dos municípios de Charqueadas e Liberato Salzano. A doação de bicicletas pela Secretaria da Saúde tem o objetivo de equipar o visitador do PIM para a realização do atendimento domiciliar às famílias.

Outro termo assinado foi o de doação de computador para o PIM do município de Gravataí que vai oferecer às equipes de trabalho subsídio para a alimentação sistemática do sistema de informação do PIM e sua atualização permanente, de modo a possibilitar o monitoramento e avaliação.

Vencedores

PIM
Centro-Oeste: Santiago (Andressa Peruzzi)
Metropolitana: Santo Antônio da Patrulha (Inês Linck Schepff)
Missioneira: Horizontina (Bruna Rafaela da Silva)
Norte: Vila Lângaro (Angélica Dalmina)
Serra: Gramado (Tiago Rodriguês)
Sul: Pelotas (Thifany de Ávila)
Vales: Teutônia (Nilo Edenilson Liessem Jacinto)

ESF
Centro-Oeste: Uruguaiana (Alex Sandro Gonçalves Dalcanales Júnior)
Metropolitana: Viamão (Janete Isabel Medina Silva)
Missioneira: São José do Inhacorá (Fabiane Knob Pietrzacka)
Norte: Tapera (Adriana Couto Varga)

Texto: Cassiane Osório
Edição: Denise Camargo/Secom

Secretaria da Saúde