Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Evento marca última premiação do 1º Concurso Farmácia Vai à Escola, em Pelotas

Publicação:

Nove pessoas e uma criança com certificados da premiação. Todas estão de pé e de máscara.
Participantes do concurso durante entrega do prêmio - Foto: Divulgação 3ª CRS

As Secretarias da Saúde e da Educação realizaram, nesta terça-feira (21/12), a última cerimônia de entrega dos prêmios do 1º Concurso Artístico Farmácia Vai à Escola, na Escola Técnica Estadual João XXIII, em Pelotas. Mais três alunas e três professoras foram contempladas com um tablet e um certificado cada uma, de um total de 66 premiados em diversas regiões do Estado. No evento que fechou as solenidades desta edição do concurso, foram premiadas alunas e professoras da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), e das seguintes Coordenadorias Regionais de Educação (CRE): 5ª (Pelotas), da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Augusto Simões Lopes; 18ª (Rio Grande), da Escola Lilia Neves; e da 5ª (Canguçu), da Escola Estadual de Ensino Fundamental Zótico Soares da Silva.

A entrega dos prêmios foi realizada em 9 etapas, em diferentes locais do Estado, desde o final de novembro, quando ocorreu a primeira solenidade na capital.

O concurso
O concurso fez parte da Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos do Programa Saúde na Escola, em parceria com a Secretaria da Educação e Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (Inaff). Ele foi destinado a estudantes matriculados em escolas públicas municipais e estaduais do Rio Grande do Sul, das séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano); novo ensino médio (1º ao 3º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O objetivo foi incentivar o conhecimento e a reflexão sobre o uso racional de medicamentos por estudantes de escolas públicas, alertando para que não seja prejudicada ou banalizada a sua utilização no processo terapêutico.

A diretora adjunta da Saúde, Ana Costa, falou: “Muitas pessoas agravam seu estado de saúde pelo mau uso dos medicamentos. Eles são nossos aliados desde que usados e guardados corretamente. Vocês, alunos e professores, estão nos ajudando a mudar um problema de saúde pública, a despertar o interesse por esse assunto nas comunidades”.
O diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica, Roberto Schneiders, explicou que “não adianta ter o remédio na farmácia e não ter todo o cuidado necessário. É importante saber utilizá-lo da maneira correta”. Para isso, o concurso ajuda a gerar conhecimento e disseminar informação nas famílias: “Se discute o que é remédio, a forma correta de descartá-los e outros assuntos referentes a essa área”. A coordenadora do Programa Saúde na Escola, da Secretaria da Educação, Cláudia Poli, destacou a qualidade e criatividade dos trabalhos que concorreram aos prêmios, e a importância de envolver a comunidade.

A lista dos trabalhos vencedores pode ser acessada na Lista de Premiados.

Secretaria da Saúde