Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Nova remessa de doação de leite materno pasteurizado é recebida no RS

São mais de 30 litros que serão distribuídos para hospitais de Porto Alegre que atendem prematuros e de baixo peso em UTIs Neona

Publicação:

Profissional de saúde segura um frasco de Leite Humano Pasteurizado.Ela está de toca e luvas de proteção.

Uma nova remessa de 117 frascos, num total de 30,5 litros, de leite humano pasteurizado chegou na base aérea de Canoas na noite desta quinta-feira (11/07) para suprir bancos de leite de hospitais de Porto Alegre que atendem bebês prematuros e de baixo peso em UTIs Neonatais. O leite doado por mulheres de outros estados foi enviado ao Rio Grande do Sul pela Rede Brasileira de Leite Humano.  

Um primeiro lote de 120 frascos com 275ml cada (total 33 litros) já havia sido doado em junho. Estes volumes são destinados para alimentar bebês de hospitais que estão com estoques reduzidos devido às enchentes de abril e maio no Estado, que prejudicaram o acesso das doadoras voluntárias aos Bancos de Leite.  

Receberão o leite pasteurizado, as maternidades dos hospitais Materno Infantil Presidente Vargas, Fêmina, Hospital de Clínicas e a própria Santa Casa. Trata-se de uma iniciativa inédita e pioneira feita pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano em conjunto com o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde (SES).  A distribuição dos frascos será realizada por meio do Centro de Referência Estadual de Bancos de Leite no RS, localizado na Santa Casa de Porto Alegre. 

 Alimento completo  

 A importância do leite materno como a primeira alimentação humana tem forte base científica sendo considerado o melhor alimento para bebês por ser fonte de nutrientes para as funções biológicas, por ter papel importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico, além de proteger a criança contra diarreias, infecções respiratórias e alergias. 

Os Bancos de Leite Humano (BLH) oferecem orientação e apoio à amamentação e têm funções técnicas de coletar, processar, armazenar e ofertar leite humano à bebês prematuros e de baixo peso. Nesse sentido, doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida. 

 

Secretaria da Saúde