Estado libera R$ 1 milhão para novo centro de hemodiálise em Santa Vitória do Palmar

Assinatura   Portaria Hemodiálise
A equipe técnica da SES com a portaria, que destina recursos ao hospital para compra de equipamentos - Foto: Guga Stefanello/ SES

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, e a Santa Casa de Santa Vitória do Palmar assinaram nesta quinta-feira (20/06) portaria que destina R$ 1 milhão à instituição para a abertura de um centro de hemodiálise. Com os recursos, que fazem parte do programa Avançar Mais, pacientes poderão realizar o tratamento no município, sem precisar se deslocar por 480 quilômetros até Rio Grande, como ocorre atualmente.

O contrato prevê a compra de nove máquinas de hemodiálise e um sistema de osmose reversa, que serão instalados no novo centro, no antigo prédio do Samu, no centro do município. Os recursos devem ser liberados nos próximos dias.

A cerimônia de assinatura, realizada online, contou com a participação da secretária da Saúde, Arita Bergmann; do prefeito de Santa Vitória do Palmar, Wellington Bacelo dos Santos, da secretária municipal de Saúde, Noris Regina Gonzales, e da direção da Santa Casa.

“É um serviço que certamente vai dar qualidade, conforto, segurança e resolutividade técnica à população”, destacou a secretária Arita. Para o prefeito, a abertura do serviço realizará um sonho de décadas da população. “Para nós, é um momento de bastante comemoração”, disse Wellington Bacelo.