Secretaria da Saúde e Hospital Pio XXI debatem adesão ao SERMulher
Convênio para ampliação do hospital em Seberi deve ser assinado nos próximos dias
Publicação:
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, recebeu nessa terça-feira (04/02) uma comitiva do município de Seberi para debater parcerias e ações do Governo do Estado com município e com o Hospital Pio XII. O hospital deve contar um ambulatório do SERMulher, programa do Estado que prevê atendimento especializado em linhas de cuidado da saúde da mulher, além de ser contemplado com um recurso de R$ 2 milhões para obras de ampliação.
SERMulher é um serviço de retaguarda da atenção primária à saúde (APS) que tem por objetivo o atendimento qualificado e especializado de mulheres com alterações nos exames de rastreamento de câncer de colo do útero e de mama, com suspeita de endometriose/adenomiose/miomatose, para investigação de infertilidade e no climatério. “O SERMulher oferece cuidado integral em saúde da mulher, desde a prevenção e promoção da saúde até o diagnóstico e tratamento de condições específicas”, explica a secretária Arita Bergmann.
Nos próximos dias deve ser assinado um convênio entre o Estado e o Hospital Pio XII para o repasse de R$ 2.037.307,82. O recurso, oriundo do Programa Avançar, será utilizado na ampliação da estrutura do hospital para a implantação do necrotério e do ambulatório especializado em saúde da mulher e da criança. “É um convênio que vem ao encontro do ambulatório para regionalizar a saúde da mulher municípios da 2ª e da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS)”, destaca a administradora do Hospital Pio XII, Joice Terezinha Neitzke. A 2ª CRS tem sede em Frederico Westphalen e a 15ª tem sede em Palmeira das Missões.
A reunião foi acompanhada pelo prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, e pelo deputado estadual Rafael Braga Librelotto.