Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Estado inicia intervenção no Hospital de Pronto Socorro de Canoas

Publicação:

Sentada, a Secretaria Arita fala. Ao lado dela, três mulheres e dois homens. Todos estão sentados atrás de uma mesa.

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, esteve reunida com o prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques, na tarde desta quinta-feira, 7. No encontro, a secretária apresentou as duas profissionais interventoras - designadas pela Justiça - para o Hospital de Pronto Socorro de Canoas, a médica Eleonora Gehlen Walcher e a gestora financeira, Suelen Arduin. “Todos os pontos da decisão judicial serão cumpridos e diante do princípio de transparência e da boa relação é importante essa parceria entre estado e município”, destacou Arita.

Na noite desta quarta-feira, 6, a Justiça determinou liminarmente que o Estado do Rio Grande do Sul deverá assumir imediatamente a gestão do Hospital de Pronto Socorro pelo prazo de até 120 dias, prorrogável se necessário, até que haja condições de que a gestão do Hospital seja retomada.

O município de Canoas é referência em urgência e emergência para atendimento de mais de 150 municípios do Estado. Arita reforçou o papel da rede de saúde municipal que faz gestão plena e recebe R$ 4,1 milhão mensais em recursos estaduais, além de recursos federais e municipais. Segundo a secretária, os atendimentos no Hospital de Pronto Socorro serão mantidos e os demais serviços de referência do município tem papel primordial para o atendimento adequado de pacientes que necessitem ser encaminhados.

Também participaram do encontro a setorial da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Aline Paulitsch, o secretário municipal de saúde, Eloir Vial, a adjunta Ana Macedo, e o procuraror geral do município, Cesar Palma.

Nesta sexta-feira, 8, as 8 horas, as duas interventoras iniciam as atividades junto a instituição hospitalar.

Sentada, a Secretaria Arita fala. Os outro nove participantes da reunião ouvem. Todos estão sentados atrás de uma mesa.
Encontro ocorreu na prefeitura de Canoas - Foto: Neemias Freitas/SES
Secretaria da Saúde