Estado e prefeitura fazem estudos para mudanças na urgência e emergência psiquiátrica em Porto Alegre
Publicação:
O Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, e a Secretaria Municipal de Saúde estão realizando estudos para apoiar o atendimento de urgência e emergência psiquiátrica em Porto Alegre.
Em reunião nesta quinta-feira (28), a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e o secretário de saúde do município, Mauro Sparta, discutiram uma parceria transitória entre o Estado e a prefeitura para colaborar no atendimento psiquiátrico devido à grande demanda.
Um grupo de trabalho será formado para dar andamento à proposta. O modelo é a bem sucedida parceria que possibilitou, em fevereiro, a transferência da gestão do Estado para o município da Farmácia de Medicamentos Especiais (FME) de Porto Alegre, que disponibiliza mensalmente remédios para tratamento de doenças não transmissíveis, como artrite, Alzheimer e asma, para 24 mil moradores da capital.
Outra parceria que vem sendo acertada entre as duas secretarias envolve a captação de doadores de sangue junto ao Hospital de Pronto Socorro, em Porto Alegre.
“As boas relações e as parcerias entre Estado e prefeitura têm sido positivas. Temos que aproveitar a oportunidade para construir soluções”, disse a secretária da Saúde. “O que nos move é o cidadão, que precisa de atendimento”.
“Foi um encontro altamente positivo”, comentou Mauro Sparta. “São assuntos que podem avançar conciliando interesses e necessidades tanto do Estado como do município”.
Participaram da reunião, além dos dois secretários, o diretor do Departamento de Regulação Hospitalar, Eduardo Elsade, e a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde, Marilise Souza, e coordenadora da Saúde Mental de Porto Alegre, Cristiane Stracke.'