Estado destina R$ 650 mil para novo equipamento ao Hospital Bom Pastor em Ijuí

Recurso será utilizado na compra de uma torre de vídeo

-
Hospital Bom Pastor de Ijuí - Foto: Divulgação/HBPI

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), irá destinar R$ 650 mil para o Hospital Bom Pastor, de Ijuí. O repasse foi autorizado através de um convênio, por meio do Programa Avançar, assinado nesta quinta-feira (18/07) pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann e pelo presidente do hospital, Nilo Rubem Leal da Silva. O recurso será utilizado na compra de uma torre de vídeo para cirurgias.

O aparelho é utilizado para a visualização de órgãos ou cavidades corporais com uso de uma câmera de vídeo acoplada a um sistema ótico, devendo ter monitor de led com resolução 4K e no mínimo 32 polegadas. No hospital, todas as cirurgias gerais são realizadas pelo sistema de videolaparoscopia, onde o paciente tem um procedimento menos invasivo e menor tempo de recuperação pós-operatório.

-
Ato de assinatura de convênio com o Hospital Bom Pastor foi realizado de forma online - Foto: Guga Stefanello/SES-RS

“O Bom Pastor tem feito entregas importantes para a comunidade de Ijuí e da região, sempre de uma forma humana e afetuosa” destacou a secretária Arita Bergmann. No mesmo sentido, participando por videoconferência, o presidente da instituição, Nilo Rubem Leal da Silva, ressaltou que trabalho desenvolvido é referência regional em saúde mental, clínica, oftalmologia, cirurgia geral e UTI.

Também participaram de forma online do ato de assinatura do convênio representantes da Prefeitura de Ijuí e o deputado estadual Gerson Burmann.

Hospital Bom Pastor

O Hospital Bom Pastor Ijuí é um hospital geral, filantrópico, sem fins lucrativos e de referência regional, possuindo 100 leitos de internação, centro cirúrgico com quatro salas de cirurgia e sala de recuperação com 12 leitos.