Estado destina cerca de R$ 1,4 milhão para hospital de Garibaldi

Recurso será usado para reforma e compra de equipamentos

Ato de assinatura de Convênios para Hospital Beneficente São Pedro, do município de Garibaldi. - Foto: Alina Souza/SES

O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Saúde (SES), repassará cerca de R$ 1,4 milhão para o Hospital Beneficente São Pedro, de Garibaldi. O recurso é proveniente do Programa Avançar, que qualifica a rede hospitalar gaúcha com o investimento em obras e compra de equipamentos.

Foram assinados nesta quinta-feira (17/10) dois convênios com a entidade. O primeiro, no valor de R$ 536.581,12, tem como objeto a reforma de uma área de 532 metros quadrados, que hoje abriga salas administrativas, para converter na recepção do novo centro cirúrgico, centro de hemodinâmica e endoscopia. Já o segundo, de R$ 862.829,20, objetiva a compra de móveis para as novas áreas do hospital, incluindo 22 camas hospitalares elétricas. No total, o investimento do Estado é de R$ 1.399.410,32.

“O Hospital São Pedro é uma referência na prestação de serviços e em inovação”, reconheceu a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, que assinou os convênios. Arita também reforçou os auxílios estaduais na instituição, de cerca de R$ 7 milhões em investimentos para obras e equipamentos por meio do Programa Avançar e outros R$ 6 milhões anuais para custeio, através do Programa Assistir.

O Hospital Beneficente São Pedro atende a população de 45 municípios, a maioria da Serra Gaúcha, contando com 85 leitos, sendo 51 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “É um orgulho para nós colaborar com a saúde de Garibaldi e da região e, para isso, temos contato com o apoio do Estado”, ressaltou o presidente do Hospital Beneficente São Pedro, Adorino Martinazzo.

Também estiveram presentes no ato de assinatura, o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, o ex-prefeito de Garibaldi, Alex Carniel, o deputado federal Pedro Westphalen e o deputado estadual Guilherme Pasin.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS COMPLETA DO EVENTO (flickr.com/saudegovrs)