17 ª Edição do Mental Tchê começou nesta quinta-feira em São Lourenço do Sul

Evento é promovido em parceria da Secretaria Estadual da Saúde com o município

Evento é promovido em parceria da Secretaria Estadual da Saúde com o município.
Evento é promovido em parceria da Secretaria Estadual da Saúde com o município. - Foto: Divulgação/SES

Com o tema “A Saúde Mental é um direito Humano Universal”, foi aberta nesta quinta-feira (17/10) a 17ª Edição do Mental Tchê, evento realizado desde 2005 em São Lourenço do Sul. Com duração de dois dias, a atividade reúne usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores, familiares, estudantes, formadores, pesquisadores, gestores, autoridades e representantes dos mais diversos setores da sociedade.

Organizado pela Coordenação de Saúde Mental/Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Mental Tchê é um espaço de debates, reflexão, formação e ciência.

A abertura contou com a participação da diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES, Marilise Fraga de Souza, que também foi palestrante da primeira mesa da programação do evento, junto com a diretora do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde, Sônia Barros, e do representante da Associação Usuários de Serviços de Saúde Mental de Pelotas, Claudionei Fernando de Oliveira.

Marilise avaliou que “neste ano, em que viemos de situações de calamidades climáticas no Rio Grande do Sul, que aumentaram a demanda no atendimento de saúde mental na população, esse evento vem fortalecer as equipes de saúde mental em todos os níveis de atenção, valorizando o papel dos profissionais da atenção primária e das equipes de Estratégia de Saúde da Família para a identificação de pessoas que possam estar em sofrimento mental, já começando aí a prática de uma conduta terapêutica adequada”.

A diretora da SES disse também que as estratégias de cuidados especializados nos serviços da rede de atendimento devem incluir equipes multiprofissionais, com educadores físicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. A rede de Atenção Psicossocial (RAPS) conta ainda com oficinas terapêuticas, acompanhantes terapêuticos e redutores de danos. “Nesse momento pós-calamidade, a ideia é que a gente consiga refazer o tecido social, que as pessoas consigam novamente se encontrar no seu ambiente.

Segundo os organizadores, o Mental Tchê é um espaço para reflexão e revisão sobre os papéis de cada ponto da rede de atenção psicossocial, dos usuários dos serviços de saúde mental, aos serviços de saúde como um todo. É um espaço onde gestores, trabalhadores e usuários podem pensar as estratégias para a qualificação das políticas públicas de saúde mental em todos os níveis.

O Mental Tchê faz parte do Calendário Oficial do município de São Lourenço do Sul e do Estado, e é uma referência de luta em defesa da Saúde Mental enquanto Política Pública em Saúde.

Diretora Marilise Fraga de Souza representou a SES no evento.
Diretora Marilise Fraga de Souza representou a SES no evento. - Foto: Divulgação/SES