Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Rio Pardo tem novo Centro de Atenção em Saúde do programa TEAcolhe

Publicação:

um grupo de cerca  30 pessoas em um ginásio na parte central tem uns cones de marcação

É o 41º CAS implementado pelo programa destinado a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias   

A Secretária Estadual da Saúde Arita Bergmann visitou em Rio Pardo nesta quinta-feira (17/10) o novo Centro de Atendimento em Saúde (CAS) vinculado ao programa TEAcolhe. Este é o 41º CAS implementado no Rio Grande do Sul pelo programa, que é destinado a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias. O serviço foi instalado por meio de convênio com a APAE de Rio Pardo.   

Na oportunidade, a secretária Arita salientou que o Governo do Estado está “deixando um legado no Rio Grande do Sul”. Ela frisou que “Rio Pardo é uma referência de como nós podemos transformar as práticas de atendimento em cases que fazem muito bem as famílias atípicas, muito bem para todos assistidos”.   

A presidente da APAE de Rio Pardo, Viviane Goulart, considera o CAS do TEAcolhe “de extrema importância para a comunidade de Rio Pardo e de Pântano Grande, e dos outros nove municípios que a gente vai atender”. São em torno de 180 crianças nas três áreas do atendimento. “Temos a área da educação, que é a escola especial Renascer, na área do de atendimento da assistência social, o centro dia, onde a gente faz o acolhimento dos nossos alunos, também nossos usuários e das famílias”.  Ela conta que “no centro dia, a gente oferece oficinas para as mães, para as famílias, palestras para os para os assistidos que estão no grupo de convivência, que são aqueles que não estão na escola”.   

Um menino dançando com um adereço amarelo que gira o tecido em forma de bambolê ele está em um ginásio e tem várias pessoas ao fundo.
- - Foto: Alina Souza ACS/SES

Os Centros de Atendimento em Saúde do Programa TEAcolhe visam à ampliação da oferta de atendimentos especializados às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias. Novos serviços serão habilitados de acordo com os critérios da Resolução n° 020/2024 - CIB/RS  e Decreto n° 57.557/2024 que determina sessenta Centros de Atendimento em Saúde no Estado. São serviços regionais especializados, com acesso regulado via Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon), para o atendimento e a avaliação de casos de autismo, em todo o ciclo de vida. Com equipe multidisciplinar, com formação em TEA, composta por seis profissionais e capacidade instalada para realização de, 150 usuários por mês, com no mínimo 1.200 atendimentos mensais.  

 Visita ao Hospital    

O roteiro da secretária Arita no município também contemplou uma visita ao Hospital Regional Vale do Rio Pardo. O local recebeu um recurso de mais de R$ 1,37 milhão para aquisição de um tomógrafo e compra e instalação do novo elevador do prédio, já em operação. 


 

 

Secretaria da Saúde