Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Estado assume novo contrato com Santa Casa de Uruguaiana

Publicação:

Secretária Arita e secretária Thais assinam contrato.  Dois deputados estaduais e o  prefeito de Uruguaiana estão sentados à mesa junto com elas.
Novo contrato com Santa Casa de Uruguaiana foi assinado nesta quarta-feira, 10. - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

Foi assinado na tarde desta quarta-feira (10) o novo contrato da Secretaria Estadual da Saúde (SES) com o Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.

O valor anual do contrato é de R$ 31 milhões e será repassado em parcelas mensais de aproximadamente R$ 2,5 milhões, referentes a recursos estaduais e federais. A vigência é de 60 meses. Dos 245 leitos da Santa Casa de Uruguaiana, 198 são ofertados pelo SUS.

A contratualização prevê que o hospital deixe de realizar serviços de cardiologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Serviços de outras especialidades tiveram uma redução na taxa de atendimentos, como, por exemplo, exames de colonoscopia. A demanda excedente será absorvida por outros hospitais da região.

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, definiu o novo contrato como algo “factível e um recomeço para o hospital". E destacou a importância deste acordo: "Temos de fazer políticas públicas que tenham entregas concretas para a população. Esse contrato vai viabilizar a execução de serviços que sabemos que a direção da Santa Casa hoje tem condições de entregar", afirmou a secretária.

Participaram da assinatura os deputados Eric Lins e Frederico Antunes , o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, a secretária-adjunta estadual da Saúde, Aglaé Regina da Silva, e a secretária municipal de Saúde de Uruguaiana, Thais Aramburu.

"Só tenho a agradecer pela contratualização e garantir que vamos cumprir o contrato", prometeu o prefeito. A secretária Thais falou que “trabalhará muito para reerguer a Santa Casa de Uruguaiana”. Para o deputado Eric Lins, "este não precisa ser o último contrato, mas é um bom começo". O deputado Frederico Antunes definiu o acordo como "o primeiro contrato deste novo modelo de gestão da Santa Casa".

Secretaria da Saúde