Escola de Saúde Pública participa de projeto sobre prevenção de desastres e mudanças climáticas
Publicação:

Foi aprovado em edital da Fiocruz um projeto que a Escola de Saúde Pública (ESP/RS) com o título “Investigação da Gestão do Risco de Desastres Naturais nos Estados do Rio Grande do Sul e Amazonas: contribuição para prevenção/mitigação de desastres, adaptação às mudanças climáticas e construção da resiliência”. A escola, vinculada à Secretaria Estadual da Saúde (SES) participa do trabalho junto com outras instituições parceiras, como a PUCRS, Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPERGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
O projeto foi aprovado no edital ‘Programa Inova Fiocruz Programa de Pesquisa em Saúde Única - Rede Saúde/RS’. O objetivo é investigar os processos de gestão do risco de desastres com ênfase nas políticas de saúde e de assistência social. O trabalho também visa à cooperação e articulação entre gestores públicos para contribuir com o fortalecimento de estratégias para enfrentamento destes eventos e seus efeitos.
A coordenação do programa é feita pela Pesquisadora Maria Isabel Barros Bellini, da equipe da Divisão de Pesquisa da ESP e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Saúde e Intersetorialidade da PUCRS.
A diretora da ESP, Teresinha Valduga Cardoso, reitera a importância da participação no programa. “A necessidade de capacitação de pesquisadores e a realização de estudos e investigações sobre essa temática cada vez mais emergente evidencia a importância do papel da escola no projeto”.
O projeto está alinhado com o Departamento de Planejamento Governamental da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (Deplan/SPGG) que produziu o material “Desastres Naturais no RS: estudo sobre as ocorrências no período 2003 – 2021” sobre os diferentes tipos de desastres naturais (desastres geológicos, hidrológicos, meteorológicos e climáticos) que ocorrem no RS com base nos dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres do Ministério do Desenvolvimento Regional e na regionalização usada pela Defesa Civil do Estado.