Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Engenho Velho abre as portas ao PIM Indígena

Publicação:

O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, participa às 13h30min desta sexta-feira (28) da inauguração do Centro Cultural Típico Kaingang na linha Luzzatto, área indígena da Serrinha, município de Engenho Velho. No local serão desenvolvidas as atividades da modalidade grupal do programa Primeira Infância Melhor na Diversidade - Comunidades Indígenas e Quilombolas. Estão previstos um momento ecumênico das representações religiosas que fazem parte da comunidade, apresentação de danças indígenas e mostra de artesanato.

 

Atentos à importância do Primeira Infância Melhor (PIM), e uma vez que 51% da área do seu município são ocupados pela comunidade indígena, o prefeito de Engenho Velho, Bianor Santini, e o vice, Jucimar Martinelli, tomaram a iniciativa de ampliar as atividades do programa à área indígena. A comunidade é formada por cerca de 200 famílias, das quais 100 serão atendidas por quatro visitadores selecionados no primeiro curso de capacitação do PIM com carga de 180 horas.

 

A preocupação com a melhoria da qualidade de vida das gerações futuras vem fazendo com que o atendimento à primeira infância receba atenção especial por parte dos principais órgãos internacionais, e no Rio Grande do Sul, numa iniciativa pioneira no Brasil, o PIM foi implantado em 7 de abril de 2003 tendo como foco o estímulo ao desenvolvimento integral da criança do zero aos seis anos de idade. Neste momento, o programa está presente em 218 municípios gaúchos. O trabalho é desenvolvido por 1.496 visitadores que atendem a 56.100 crianças, beneficiando 37.400 famílias. O PIM também dá atendimento a 4.488 gestantes no RS.

Secretaria da Saúde