Eixos de Atendimento do SERMulher
A fim de contemplar atendimentos para as principais necessidades em saúde identificadas, a partir da avaliação dos dados epidemiológicos, o SERMulher está dividido em cinco eixos:
O Serviço Regionalizado de Atenção à Saúde da Mulher (SERMulher) atenderá pessoas com exame citopatológico de colo do útero com os seguintes diagnósticos:
- Células escamosas atípicas de significado indeterminado não se podendo afastar lesão de alto grau (ASC-H);
- Células glandulares atípicas de significado indeterminado possivelmente não neoplásicas ou não se podendo afastar lesão de alto grau (AGC);
- Lesão de Alto Grau (HSIL) - NIC II/III;
- Lesão intraepitelial de alto grau não podendo excluir microinvasão;
- Carcinoma escamoso invasor;
- Adenocarcinoma in situ.
Após a realização dos exames e procedimentos necessários, as pessoas com diagnóstico de câncer serão encaminhadas para os serviços de alta complexidade em oncologia pelo sistema Gercon, agenda Oncologia Ginecologia. Este atendimento visa oportunizar diagnóstico precoce, encaminhamento para oncologia e início do tratamento em tempo oportuno.
O Serviço Regionalizado de Atenção à Saúde da Mulher (SER Mulher) atenderá as seguintes alterações de mama:
- Nódulo palpável em mulheres com alto risco para câncer de mama;
- Nódulo palpável ao exame físico, mesmo com exame de imagem sem lesão suspeita;
- Mamografia com BI-RADS com alterações que necessitem investigação diagnóstica.
Após a realização dos exames e procedimentos necessários, as pessoas com diagnóstico de câncer serão encaminhadas para os serviços de alta complexidade em oncologia. Este atendimento visa oportunizar diagnóstico precoce, encaminhamento para oncologia e início do tratamento em tempo oportuno.
O Serviço Regionalizado de Atenção à Saúde da Mulher (SERMulher) atenderá pessoas com as seguintes condições clínicas:
- Paciente com mioma intramural ou subseroso e sangramento uterino anormal refratário ao tratamento clínico otimizado por 3 meses;
- Paciente com mioma intramural ou subseroso e sangramento uterino anormal em mulher que deseja gestar;
- Paciente com mioma submucoso e sangramento uterino anormal;
- Miomatose com sintomas compressivos (aumento da frequência urinária, esvaziamento vesical incompleto, constipação);
- Dor pélvica de origem ginecológica há mais de 6 meses, refratária ao tratamento específico da condição, não associada à gestação;
- Dor pélvica crônica associada a alteração em exame de imagem ou exame físico sugestivo de adenomiose ou endometriose.
Referente à endometriose, corresponde a uma das causas de infertilidade, de acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que uma a cada 10 mulheres sofra com os sintomas da doença e desconheça sua existência. Quanto aos miomas são uma causa comum de morbidade em mulheres em idade reprodutiva; no entanto a maioria apresenta-se assintomática não necessitando de nenhuma intervenção. A maioria das mulheres sintomáticas apresenta mioma na 4ª e 5ª décadas de vida. O SERMulher pretende promover o diagnóstico e o tratamento clínico, para que sejam evitadas complicações, agravos e internações hospitalares decorrentes destas doenças.
O Serviço Regionalizado de Atenção à Saúde da Mulher (SERMulher) deverá realizar a investigação de infertilidade a nível ambulatorial, a partir dos exames e da avaliação clínica iniciada na Atenção Primária à Saúde (APS), definindo qual a modalidade de tratamento indicada para cada caso e encaminhando a mulher para realização de procedimentos em outras instituições quando necessário.
O SERMulher será um centro formador e um campo de prática para médicos e enfermeiros da APS para inserção de dispositivo intrauterino (DIU) e outros métodos contraceptivos invasivos a serem incorporados pelo SUS na área da atenção ginecológica a nível ambulatorial.
O Serviço Regionalizado de Atenção à Saúde da Mulher (SERMulher) atenderá as pessoas com persistência de sintomas associados ao climatério após tratamento clínico otimizado por 6 meses na Atenção Primária à Saúde (APS).