Conheça o SERMulher
O que é o SERMulher?
É um Serviço Especializado de Referência à Saúde da Mulher.
SERMulher é um serviço de retaguarda da atenção primária à saúde (APS) que tem por objetivo o atendimento qualificado e especializado de mulheres com alterações nos exames de rastreamento de câncer de colo do útero e de mama, com suspeita de endometriose/adenomiose/miomatose, para investigação de infertilidade e no climatério. Além disso, será um centro formador para inserção de dispositivos, como exemplo, o dispositivo intrauterino (DIU), técnicas de coleta de exame citopatológico, entre outras temáticas.
O SERMulher oferece o cuidado integral em saúde da mulher em uma abordagem que reconhece a complexidade e singularidade das necessidades de saúde específicas desse grupo, desde a prevenção e promoção da saúde até o diagnóstico e tratamento de condições específicas, possibilitando a sequência do trabalho de rastreamento e investigação iniciado na APS e encaminhando as usuárias para a Atenção Terciária, quando necessário.
O SERMulher proporciona acesso a consultas com especialistas, a exames e procedimentos ambulatoriais nas linhas de cuidado dos cânceres de colo do útero e de mama, endometriose, infertilidade, climatério, planejamento reprodutivo, além de ser um centro formador para profissionais da APS. Com isso, espera-se, reduzir a mortalidade por câncer de colo uterino e mama na população feminina, otimizando o tempo entre a diagnóstico da doença e o início do tratamento, sendo possível qualificar o encaminhamento das pessoas com diagnóstico de câncer para os serviços de oncologia.
Além disso, o serviço dispõe de profissional para navegação das usuárias, a fim de auxiliar que sejam atendidas nos serviços voltados as suas necessidades em tempo oportuno. Os profissionais navegadores deverão acompanhar a usuária pelo continuum do cuidado, realizando contrarreferência de forma responsável e de cuidado compartilhado com a APS, até o agendamento e encaminhamento oportuno para serviços terciários, quando necessário.
Os encaminhamentos realizados pela atenção primária ao SERMulher deverão seguir os critérios estabelecidos pelos Protocolos de Regulação Ambulatorial do Telessaúde-RS e suas respectivas atualizações. Sendo assim, o serviço funciona de acordo com os fluxos de regulação atuais, para acesso a consultas especializadas no Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon), para que as mulheres tenham continuidade de atendimento e sempre que for identificada a necessidade de encaminhamento a outro local de maior complexidade esta possa ser realizada, conforme os protocolos estabelecidos.
A Portaria SES N° 223/2024 institui os Serviços Especializados de Referência à Saúde da Mulher (SERMulher) macrorregionais e suas normas de implantação, funcionamento e monitoramento e institui incentivo financeiro estadual para implantação e custeio de Serviços Especializados de Referência à Saúde da Mulher (SERMulher) no Estado do Rio Grande do Sul. O SERMulher macrorregional prevê incentivo de implantação, em parcela única, no valor de R$200.000,00 (duzentos mil reais) e o incentivo de custeio mensal, pré-fixado, no valor de R$125.000,00 (cento e vinte e cinco mil reais).
A fim de contemplar atendimentos para as principais necessidades em saúde identificadas, a partir da avaliação dos dados epidemiológicos, o SERMulher está dividido em cinco eixos:
- Colo do útero
- Mama
- Endometriose/Miomatose
- Planejamento Reprodutivo
- Climatério