Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Dia Mundial de Combate à Tuberculose terá ações específicas

Publicação:

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose será marcado amanhã (23.05) por uma série de atividades que visam sensibilizar as pessoas para a prevenção e o controle da doença. Às 9h30min, no Paço Municipal, haverá a abertura do evento, na Feira de Saúde, realizada em conjunto pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde (SES/RS). O Hospital Sanatório Partenon (HSP), vinculado à SES/RS, que é referência no tratamento da enfermidade, e os principais postos de saúde de Porto Alegre estarão mobilizados neste dia, quando serão instensificadas as ações educativas. Também será realizado um mutirão de atendimento, com a coleta de escarro, para as pessoas que apresentam os sintomas da doença e desejam realizar o exame. As pessoas que apresentam tosse e expectoração por mais de três semanas podem fazer o exame no HSP, localizado na Av. Bento Gonçalves, 3722. Na capital, todos os postos de saúde estão aptos a orientar os pacientes em relação à tuberculose, mas existem 10 postos que realizam o diagnóstico e tratamento da tuberculose, com a medicação gratuita.

Neste dia, haverá na sala de espera do HSP, orientações sobre a doença transmissão, prevenção, exames e tratamento para os pacientes que aguardam pela consulta. Às 9h, haverá no local o depoimento do paciente Paulo da Silva Godói, que encontra-se em fase final do tratamento, que é longo (seis meses), o que dificulta a adesão dos pacientes. Na sinaleira em frente ao hospital, pela manhã, o grupo de escoteiros Japão fará a distribuição de folderes explicativos sobre a doença.

Uma equipe de residentes estará à disposição da população no HSP, para fazer a demonstração do exame de escarro no microscópio. Também na sala de espera, sertá exibido um vídeo educativo, referente ao tratamento e prevenção da tuberculose, além de um banner com a marca das mãos de pacientes que passaram pelo Sanatório e obtiveram a cura. No RS, ocorrem cinco mil novos casos de tuberculose por ano, e a doença constitui-se num dos principais problemas de saúde pública na maioria dos países. Em apenas 24 municípios gaúchos, estão concentrados 78% dos casos do Estado.
Secretaria da Saúde