Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Dia Estadual do Bebê é comemorado com festa na Redenção

Publicação:

Um ato público seguido de confraternização marcou, na manhã deste domingo (23/11), no Parque da Redenção, em Porto Alegre, a comemoração do Dia Estadual do Bebê. A atividade encerrou a Semana Estadual do Bebê, que se iniciou na segunda-feira (17/11), incluindo na programação a Feira do Bebê e o Seminário Internacional Primeira Infância Melhor. A promoção foi do Programa Primeira Infância Melhor, coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde em conjunto com as secretarias da Educação, da Cultura e do Trabalho, Cidadania e Ação Social, com apoio da prefeitura de Canoas, Sistema Sesi/Fiergs, Unesco, Unicef, Ulbra, Corsan e do Gabinete da Primeira-Dama.

A festa na Redenção começou às 10h, com bênção ecumênica seguida do musical infantil "Oficininha", do gaúcho Beto Hermann. Depois, houve uma caminhada ao redor do chafariz do parque, com demonstração da técnica indiana shantala, de massagem para bebês, pela instrutora Fabiana Panassolo. O público lotou o espaço ao redor do Monumento ao Expedicionário, na avenida José Bonifácio, onde ficou o ônibus do Sesi e foi promovida uma oficina de leitura. Foram ouvidos no local o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, a gerente dos Programas Prioritários da Secretaria Estadual da Saúde - SES/RS, Arita Bergmann, o coordenador do Sesi, Edson Lisboa, e a secretária municipal da Saúde, Sandra Fagundes.


Valorização

Osmar Terra ressaltou a participação do Estado no cuidado da primeira infância, de zero a 3 anos. "O Governo do Estado está cumprindo seu papel, valorizando esse período, que é o mais importante para o desenvolvimento das competências que irão decidir o futuro dessas crianças", enfatizou. Ele afirmou que a meta é transformar o Rio Grande do Sul em exemplo para o resto do país no cuidado com as crianças. Arita Bergmann leu um artigo do Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente defendendo que é dever da União, do Estado e do Município assegurar às crianças o direito à vida, ao respeito e ao convívio familiar e comunitário.

A secretária da Saúde de Porto Alegre, Sandra Fagundes, saudou a iniciativa e disse que o programa Primeira Infância Melhor vem se somar ao esforço da prefeitura de Porto Alegre. "Esperamos que o resultado seja a melhoria da qualidade de vida infantil, com estímulo ao carinho e a ações que diminuam a mortalidade infantil e a violência contra as crianças", disse ela.

O público presente recebeu camisetas do Programa Primeira Infância Melhor, balões, orientações sobre saúde bucal e importância da amamentação, entre outros serviços. Cinco estandes foram montados com serviços de fraldário, acolhimento às mães que estão amamentando e farta distribuição de fôlderes e material educativo.


Meta

O Programa Primeira Infância Melhor foi instituído em 7 de abril de 2003 e já capacitou 68 municípios gaúchos para sua execução. Atualmente, 25 municípios já estão recebendo o visitador domiciliar, que orienta as famílias sobre como estimular ao máximo o desenvolvimento infantil. A meta do programa é atender, até 2006, 100 mil famílias em vulnerabilidade social e que já estejam sendo assistidas por outros programas sociais. O Estado disponibiliza aporte financeiro, repassando aos municípios um salário mínimo por visitado, além da capacitação de recursos humanos. Cada visitador realiza, no mínimo, três visitas mensais a cada uma das 25 famílias sob sua responsabilidade.
Secretaria da Saúde