Dez mil porta-máscaras são distribuídos ao público na Expointer
Publicação:

As máscaras são de uso obrigatório por visitantes e trabalhadores na Expointer 2021, que podem ser retiradas somente durante as refeições. Para essas situações, a Secretaria da Saúde (SES) produziu e está distribuindo ao público, a partir desta terça-feira (7/9), dez mil porta-máscaras para que as pessoas possam proteger o acessório durante a alimentação. De montagem simples, o item é composto de uma folha impressa com indicações de pontos de dobra e recorte, deixando a máscara protegida durante o momento da alimentação.
“A refeição é quando a pessoa vai ter que tirar a máscara e, deixando em cima de mesa ou no bolso, pode contaminá-la”, explica a residente em saúde do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Natália Pasqualin. “Por isso é importante ter um local seguro para poder guardar e não deixar a máscara contaminar a mesa e nem o contrário”, conclui.
A entrega começou na manhã desta terça-feira a diversos restaurantes e bares do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Proprietários dos comércios e público tiveram uma boa recepção. “É uma boa ideia, pois vimos muitos clientes que tiravam a máscara, a deixavam sob a mesa e depois colocavam de volta”, comenta Jean Machado, comerciante de um bar na área do Boulevard. Em outro restaurante, o chefe de alimentação Renato Pinho também agradeceu a entrega e ficou de distribuir aos clientes.
Além de entregar pessoalmente para clientes de alguns restaurantes, a equipe da SES deixou os porta-máscaras em estabelecimentos para que o material fosse distribuído nos próximos dias. Na oportunidade, era demonstrado aos responsáveis pelo comércio como montar o porta-máscaras, para que eles pudessem explicar aos clientes. Interessados também podem retirar o item junto ao espaço da Secretaria da Saúde no pavilhão internacional.
"É uma solução simples e prática que nos ajuda, no cotidiano, a cuidar da nossa saúde", disse a diretora do Cevs, Cynthia Molina Bastos.
