Convênios assinados na próxima segunda-feira em Pelotas qualificam atendimento a autistas e de diagnóstico do câncer de mama

Aviso de pauta

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) promove na próxima segunda-feira (07/10) em Pelotas agendas com foco na qualificação de serviços a pessoas com transtorno do espectro autista e no diagnóstico do câncer de mama. Às 11 horas, na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) será firmado o convênio para a implantação do Centro Macrorregional de Referência do programa TEAcolhe. Às 15h30, na Santa Casa de Misericórdia, será firmado convênio para a aquisição de um novo aparelho de mamografia. O roteiro contará com a presença da secretária Arita Bergmann.

Na Apae de Pelotas o investimento total do Governo do Estado será de R$ 3,15 milhões, sendo pago uma primeira parcela de R$ 200 mil e outras parcelas mensais de R$ 50 mil. O objetivo do centro macrorregional é oferecer suporte técnico e retaguarda assistencial às equipes dos municípios nas áreas de assistência social, educação e saúde, articulando o trabalho com os centros regionais. A Macrorregião Sul conta com centros regionais do TEAcolhe em São Loureço do Sul e Bagé e Centros de Atendimento em Saúde (CAS) nos municípios de Pelotas, Rio Grande, Pedro Osório e Bagé.

Com a Santa Casa de Pelotas, a assinatura do convênio com o Governo do Estado contempla um repasse de valor total de R$ 1.048.996,66 para a compra de um mamógrafo digital por parte da entidade. Com o novo equipamento, a expectativa é triplicar o número de exames realizados, em virtude do menor tempo necessário para a aquisição das imagens. Assim, espera-se chegar a 1.890 atendimentos anuais, tendo como referência os 630 realizados em 2023. O hospital é referência para mais de um milhão de habitantes da Região Sul do Estado, cobrindo 22 cidades.

Agenda – segunda-feira, 07 de outubro

11 horas: Assinatura de convênio para implantação de Centro Macrorregional de Referência do Programa TEAcolhe – Apae de Pelotas (Rua Olga Eifler, 220)

15h30: Assinatura de convênio para aquisição de mamógrafo - Santa Casa de Misericórdia de Pelotas (Praça Piratinino de Almeida, 53)