Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Convênio entre Estado e Hospital Regional das Missões viabilizará instalação de ressonância magnética

Publicação:

Secretária Arita de costas para a foto, ao centro da mesa de madeira, olhando para a tela de projeção da reunião remota. Integrantes da Secretaria Estadual da Saúde um deputado estão ao redor da mesa, todos sentados. O convênio, assinado simbolicamente, está sobre a mesa. Ao fundo da sala uma parede de tijolo à vista é a base onde as duas telas estão suspensas. A sala tem uma parede amarela à esquerda. No canto da foto um funcionário opera a reunião remota num notebook.

Foi assinado nesta quinta-feira (06/06) o convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde, com o Hospital Regional das Missões, em Santo Ângelo, visando a aquisição de um equipamento de ressonância magnética. O investimento será de R$ 5 milhões para a instalação do aparelho que permite assistência de diagnóstico por imagem com tecnologia de ponta.  

Localizada na 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, a instituição atende 24 municípios da região das Missões Jesuíticas e Fronteira Oeste. Conforme previsto no plano de trabalho, o dispositivo vai possibilitar a melhoria no atendimento, qualificando o serviço de diagnóstico para uma população de 300 mil habitantes. 

No ato de assinatura do convênio, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou que mesmo durante a calamidade a pasta continua exercendo os projetos prioritários de governo. “Esse momento nos dá energia e mostra que nosso trabalho tem de ter sentido para a população. Sabemos que este equipamento é muito importante para diagnósticos e reconhecemos o empenho da equipe do hospital em fazer a diferença na vida das pessoas”, pontuou a secretária. 

Diretor da Assessoria de Gestão e Planejamento (Ageplan), Péricles Nunes lembrou que o  programa Avançar  Mais na Saúde, pelo  qual  o convênio  foi desenvolvido, tem  olhar bem  preciso  para  as  necessidades  do  estado: “A  Secretaria Estadual da Saúde tem olhado para atenção básica. Seguiremos firmes nos projetos estratégicos”.   

O prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, em participação online, agradeceu o trabalho da equipe e o empenho do hospital. “É um momento difícil para o Rio Grande do Sul, mas também um momento de esperança, pois poderemos atender melhor a comunidade missioneira”, ressaltou. A provedora da Associação de Caridade de Santo Ângelo, Isabel Cristina Santos Câmera, compartilhou o sentimento de gratidão pela conquista do equipamento. “Muito especial proporcionar a oportunidade de exames de imagem no hospital regional, algo que já era muito esperado por aqui”, justificou a provedora da entidade. 

O Hospital Regional das Missões tem 182 leitos, dos quais 146 são destinados ao Sistema Único de Saúde. A instituição é referência no atendimento à saúde aos seguintes municípios: 

Bossoroca 

Caibaté 

Cerro Largo 

Dezesseis de Novembro 

Entre-Ijuís 

Eugênio de Castro 

Garruchos 

Guarani das Missões 

Mato Queimado 

Pirapó 

Porto Xavier 

Rolador 

Roque Gonzáles 

Salvador das Missões 

Santo Ângelo 

Santo Antônio das Missões 

São Borja 

São Luiz Gonzaga 

São Miguel 

São Nicolau 

São Pedro do Butiá 

Sete de Setembro 

Ubiretama 

Vitória das Missões 

Por Mariana Ribeiro/SES
Secretaria da Saúde