Convênio com o Estado garante R$ 7,2 milhões para ambulatório de feridas crônicas em Passo Fundo

ACD irá prestar assistência especializada aos usuários do SUS na Macrorregião Norte

-
Convênio com a ACD, de Passo Fundo, foi assinado nesta segunda-feira (22) - Foto: Guga Stefanello/SES-RS

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), firmou nesta segunda-feira (22) um convênio com a Associação Cristã de Deficientes Físicos (ACD), de Passo Fundo, visando fortalecer o cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com feriadas crônicas classificados como de risco alto ou muito alto. O valor do repasse estadual supera R$ 7,2 milhões, que serão pagos em 36 parcelas mensais.

A meta do convênio é atender 1.440 usuários do SUS na Macrorregião de Saúde Norte, composta por 147 municípios, compreendendo 1,2 milhão de habitantes. O ambulatório será um serviço intermediário de retaguarda para a atenção primária em Saúde, ofertando consultas, exames, terapias complementares e curativos especiais, além de disponibilizar apoio material e educação permanente à rede de saúde.

“A ACD tem um histórico de inovação e de tecnologia que serve de modelo para a expansão da rede de cuidado em outras regiões do Rio Grande do Sul”, destacou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ao assinar o convênio. A associação foi representada durante o ato de assinatura pelo seu presidente, Everaldo Rosa dos Santos.

O vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes, e a secretária municipal de Saúde, Cristine Pilati, também participaram do ato de assinatura.