Comunicado a respeito da criança que foi vítima de acidente doméstico em Uruguaiana
Publicação:
Apesar do esforço do Comando de Aviação da Brigada Militar e das equipes do SAMU, a Secretaria Estadual da Saúde, com pesar, comunica que após avaliação por equipe médica, não foi possível reimplantar o braço no menino de 3 anos, vítima de acidente doméstico.
A criança permanece na UTI do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, com quadro estável. Tão logo seja liberada pela equipe cirúrgica, será encaminhada para o serviço de referência em reabilitação no município de Bagé, para receber uma prótese estética. "A peça permite adaptações para algumas atividades como escrever, e a partir dos 6 ou 7 anos, o paciente poderá receber uma prótese mioelétrica, que é mais funcional e que possibilitará funções de pinça e preensão”, explica o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis. O caso já está sendo regulado pela Secretaria Estadual da Saúde.
A SES registra e agradece ao secretário de Saúde de Canoas, Marcelo Bósio, à diretora do HPS de Porto Alegre, Elisabeth Loguercio, pelo empenho e presteza no atendimento, bem como as equipes médicas que se envolveram no caso.
Fica o alerta para o grande risco e o elevado número de acidentes domésticos com crianças. Esta é a principal causa de óbitos e lesões permanentes em crianças abaixo de 9 anos de idade.