Comitiva do Tocantins vem ao RS conhecer o Programa TEAcolhe
Publicação:

Uma comitiva da Secretaria de Saúde do Tocantins, liderada pelo secretário Carlos Felinto Junior, foi recebida pela secretária Arita Bergmann, nesta quinta-feira (07/03) para conhecer o Programa TEAcolhe da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Criado em 2021, o programa é voltado para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, e suas famílias.
O TEAcolhe nasceu com o objetivo de qualificar e fortalecer as redes locais de saúde, educação e assistência social. Abrange usuários, familiares, escolas, serviços da rede de assistência social, unidades de saúde da Atenção Primária, centros de atendimento especializados, entidades não governamentais e comunidade em geral, atuando de forma integrada.
Integraram a comitiva, o secretário-executivo da Saúde de Tocantins, Luciano Lima Costa, a superintendente Rosa Kelma Ambrósio, a diretora de comunicação, Aldenes Lima e o deputado estadual do Tocantins, Léo Rosa. Da parte da SES/RS, também acompanharam a agenda, a secretária-adjunta da Saúde, Ana Costa e a diretora-adjunta do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde, Marilise Fraga de Souza e a chefe de divisão Fernanda Mielke, coordenadora do Programa.
Ampliação no RS
Para ampliar a oferta de atendimento na ponta, 23 centros de atendimento em Saúde (CAS) já estão em funcionamento e outros 28 foram recentemente anunciados. Compostos por equipes multidisciplinares de caráter regional, por meio de contratualização com serviços públicos municipais, privados sem fins lucrativos e privados. O TEAcolhe, também dispõe de 30 centros regionais e de oito centros macrorregionais em atividades de organização e matriciamento do atendimento distribuídos pelo Estado.
O acesso para o atendimento é regulado via Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon), para atendimento e avaliação de casos de autismo em todos os ciclos de vida.
Confira mais informações sobre o programa TEAcolhe