Comitiva de São Luiz Gonzaga apresenta projeto de reforma do hospital da cidade
Publicação:
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, recebeu nesta quarta-feira (17) o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, acompanhado da administradora do hospital que leva o nome do município, Iria Diedrich, e vereadores. Eles apresentaram à secretária o projeto de reforma da instituição. A obra prevê melhorias na rede elétrica, ambulatório e sala de diagnóstico por imagens. O planejamento conta ainda com a construção de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Segundo o prefeito Brondani, o projeto aguarda autorização de financiamento para que possa ser aberta a licitação para a obra. O hospital possui hoje 111 leitos e é referência para 90 mil habitantes de oito municípios da região. A administradora do hospital ressaltou ainda que, em 2018, 90% dos atendimentos ambulatoriais e 68% das internações foram pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Após ser apresentada ao plano, a secretária Arita se mostrou parceira da causa e que trabalhará para que, depois de pronto, a unidade receba a habilitação por parte do Ministério da Saúde. Ela apontou também que o processo deve ser acompanhado de um estudo de custeio e atenda a todas as normas da vigilância sanitária e critérios quanto aos recursos humanos para o atendimento. Arita salientou ainda o empenho da gestão estadual em saldar as dívidas pendentes com hospitais e municípios e o compromisso em manter os pagamentos do ano corrente em dia.
Também acompanharam a agenda o coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Iury Somer; o secretário municipal de Saúde, Valmir Silveira; e a coordenadora-adjunta da Departamento de Atenção Hospitalar e Ambulatorial da SES, Carla Pertile.