Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Com recursos do Avançar, Hospital Geral de Caxias conclui 95% das obras de expansão

Publicação:

arita UCS 2
A secretária da Saúde e a direção do hospital discutiram o andamento das obras - Foto: Itamar Aguiar/ SES

Beneficiado com recursos de R$ 15 milhões do Programa Avançar na Saúde, o Hospital Geral de Caxias do Sul já concluiu 95% das obras da expansão, que vai oferecer 118 novos leitos à população de 49 municípios da região da Serra. Em reunião nesta segunda-feira (6) com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o diretor-geral da instituição, Sandro Junqueira, informou que a abertura do novo espaço poderá ocorrer até junho.

Iniciada em 2014, a obra ficou interrompida entre 2017 e 2020, sendo retomada com apoio da comunidade. A inclusão, ainda na primeira fase do Avançar — programa de investimentos para a qualificação da saúde no Estado —, possibilitou a expansão de 70% da área física e 62% da capacidade da unidade, que faz todos os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

hospital caxias
Iniciadas em 2014, as obras vão ampliar 70% da área física e 62% da capacidade da unidade, - Foto: Divulgação/ HGCS



Quanto aos leitos, serão 77 destinados à internação clínica, 20 na UTI adulta, 11 na UTI pediátrica e 10 na UTI neonatal. A liberação dos recursos levou à retomada das obras, com conclusão prevista para março. No total, vão passar dos 237 atuais para 355. “Viemos apresentar o andamento das obras e também projetos complementares”, explicou Sandro Junqueira, acompanhado na visita por Germano Schwarcz, diretor-executivo da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), gestora do hospital.

“O Hospital Geral de Caxias é certamente um dos serviços de maior qualificação no SUS no Rio Grande do Sul. Por isso, o Governo Estado, através do Programa Avançar, fez esse investimento”, ressaltou a secretária da Saúde. “Em conjunto com a direção do hospital e o município de Caxias, estamos programando uma reunião para fazermos um plano assistencial e para captar, junto ao Ministério da Saúde, os recursos de custeio necessários para colocar em funcionamento as novas instalações tão necessárias para atender à região da Serra".

Secretaria da Saúde