Clínica inaugurada em Estrela fará 1,2 mil atendimentos mensais de hemodiálise

A imagem mostra cinco cadeiras equipadas na clínica.
O espaço foi remodelado, recebendo investimentos de R$ 2 milhões para iniciar o atendimento - Foto: Pablo Reis / Prefeitura de Estrela

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, participou, na manhã de quinta-feira (19), da inauguração da clínica de hemodiálise Humanize, em Estrela. Localizada junto ao Hospital Estrela, a clínica será referência para 20 municípios no Vale do Taquari, oferecendo 1,2 mil diálises, procedimento realizado para filtrar e limpar o sangue de pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves, através do Sistema Único de Saúde (SUS)

De acordo com Tatiane Hirsch, uma das proprietárias, a clínica recebeu investimento de R$ 2 milhões para ser  remodelada e oferecer o atendimento na região. “A gente já trabalha com quatro clínicas de hemodiálise, atendendo a região do Litoral, Venâncio Aires e Torres. Nossa estrutura foi toda pensada para atender aos pacientes com uma equipe multidisciplinar, médicos, enfermeiras, nutricionistas e psicólogos para dar uma atenção integral aos pacientes” .

“Cabia nessa região da macro Vales, mais um serviço de hemodiálise. Esse nome, Humanize, tem um significado muito forte”, disse a secretária da Saúde ao participar do início das atividades. Se dirigindo a Tatiane Hirsch e Arlindo Tonetto, outro diretor da clínica, ela lembrou a importância de oferecer acesso de qualidade aos usuários.

“Estrela no seu aniversário está dando um presente para a população dos Vales, que é esta clínica, estruturada com todo equipamento e chique, como disse a usuária do serviço, porque estamos vendo um ambiente acolhedor”. O município comemora 146 anos nesta sexta-feira (20).

Oito pessoas, entre elas a Secretária Arita, desamarram a fita amarela. Todos sorriem.
O desenlace da fita inaugural marcou o início das atividades da clínica - Foto: Pablo Reis / Prefeitura de Estrela

A secretária Arita Bergmann lembrou que o Hospital Estrela receberá R$ 928 mil da segunda fase do programa Avançar para as Pessoas na Saúde, lançado no município em janeiro. Os recursos estão sendo aplicados na reforma de 351 m² da área de emergência e para a aquisição de equipamentos.

“Aquilo que nos sensibiliza, nos une e nos entrega é fazer maise o mais próximo possível pelo cidadão”, disse ainda a secretária.

Nas instalações da clínica, Liane Zuchi, moradora do município de Imigrante, em Estrela, elogiou as instalações. “Está muito bem organizada, muito chique”, comentou. Ela vinha fazendo tratamento em Lajeado, sendo obrigada a se deslocar 122 quilômetros. Com o início dos serviços da clínica, passará a ser atendida em Estrela, município mais próximo.

Além de Arita Bergmann, participaram da cerimônia os prefeitos de Estrela, Elmar Schneider, de Encantado, Jonas Calvi, e de Colinas, Sandro Hermann, presidente da  Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), o secretário de Saúde do município, Celso Kaplan, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Mallmann, o deputado federal Pompeo de Mattos e a diretora Departamento de Gestão da Atenção Especializada da Secretaria da Saúde, Lisiane Fagundes, além de autoridades da região.