CIT integra mobilização do Setembro Amarelo reforçando alerta para incidência no RS
Publicação:

Há mais de uma década, o Rio Grande do Sul é o estado que apresenta as maiores taxas de suicídio do país. A projeção do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul para o ano de 2015 é atender cerca de 4.000 tentativas de suicídio por autoenvenenamento. Esses números se mantêm há alguns anos e já representam 20% de todos os atendimentos anuais do CIT/RS. Já é expressiva a incidência no grupo adolescente (10 a 19 anos), representando 1/5 das tentativas de suicídio registradas.
A divulgação dos dados é uma ação do CIT para reforçar a mobilização nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A data foi instituída pela Associação Mundial de Prevenção ao Suicídio. Durante todo o mês, batizado de Setembro Amarelo, a cor amarela será utilizada para simbolizar as ações de prevenção para que o tema seja objeto de discussão com a sociedade.
De acordo com o diretor do CIT, Alberto Nicolella, existe uma preocupação muito grande com o crescimento dos atendimentos de casos de suicídio pelo plantão 0800 721 300, que atende e presta orientação para todos os casos de intoxicação no Estado. Esta realidade motivou o desenvolvimento de duas ações, deste departamento da FEPPS, incluídas na nova política estadual de saúde mental. O Curso de Prevenção ao Suicídio, no formato EAD, visando à capacitação, destinado ao público de oito mil agentes comunitários de saúde e o georreferenciamento das tentativas de suicídio para nortear ações e programas de prevenção e controle.
A Secretaria Estadual de Saúde e o Centro de Valorização da Vida (CVV) divulgaram um calendário de atividades em Porto Alegre com o objetivo de estimular a população a falar sobre o assunto, se colocar à disposição de quem busca ajuda e, quando for o caso, entender que é possível pedir socorro e mudar o rumo de sua vida.
A Organização Mundial da Saúde informa que 804 mil pessoas se suicidaram no mundo em 2014. No Brasil o número informado pelo Ministério da Saúde (2012) é quase 12.000 casos notificados. Para cada suicídio consumado, há 10 a 20 tentativas.
PROGRAMAÇÃO
Dia 9/9: Divulgação de mensagens no placar eletrônico do Estádio Beira-Rio durante o jogo Inter x Palmeiras e iluminação amarela do mesmo.
Dia 10/9, das 9 às 16 horas: Realização pela Secretaria da Saúde do Estado do RS do "Seminário de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio", reunindo profissionais de municípios no teatro do Fórum Central de Porto Alegre
Dia 10/9 às 16 horas: apresentação da Banda da Brigada Militar, na Esquina Democrática, com divulgação por voluntários de informações sobre valorização da vida e prevenção do suicídio.
Texto: Janis Loureiro/FEPPS