Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

CIT faz alerta para acidentes com mães-d’água

Publicação:

Um card com um desenho de duas pessoas brincando no mar. O menino está feliz e a menina chama a atenção dele para as mães d'água. Também tem as mensagens "Férias, praia, mar, diversão... mas é preciso ter cuidado!".
Com a condição do mar com água clara e quente no litoral gaúcho, cria-se um ambiente propício para p - Foto: Divulgação FEPPS

O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT) divulgou alerta para acidentes com animais aquáticos. Conforme informações repassadas pelo departamento da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa (FEPPS), a tendência é de crescimento dos casos de queimadas por mães-d'água, águas-vivas, caravelas, anêmonas e corais, por isso os banhistas devem tomar cuidado para evitar o contato com esses animais, que causam dor intensa, ardência, pápulas e bolhas.

De acordo com a bióloga Kátia Moura, com a condição do mar com água clara e quente no litoral gaúcho, cria-se um ambiente propício para proliferação desses animais aquáticos (Cnidários) que possuem células urticantes e por isto queimam. Ela destaca que em caso de acidente, as pessoas devem ser acessar o serviço de plantão do CIT, pelo 0800 721-3000, que disponibiliza orientação para todos os casos de acidentes tóxicos.

Ela explica que em caso de contato com os animais, os banhistas devem lavar o local com água do mar, podem fazer compressas com vinagre ou aplicar uma pasta de vinagre e farinha de trigo e devem remover filamentos com cuidado, sem pressionar o local. Ela adverte ainda que o local da queimadura não deve ser lavado com água doce, da torneira e não deve ser usado álcool ou qualquer outra substância. É recomendável ainda sempre que possível procurar atendimento médico.

Banco do Brasil e FEPPS reúnem-se para planejar campanha de doação de sangue

A doação voluntária de sangue será uma das ações desenvolvidas pelo Banco do Brasil no Rio Grande do Sul em comemoração aos 100 anos de atividade da instituição bancária no Estado. A ideia é sensibilizar cerca de cinco mil funcionários, espalhados em mais de 400 agências em todo o Estado para a importância da doação de sangue e mobilizar grupos para doação. O assunto foi debatido em reunião realizada nesta quinta-feira, dia 21, na sede da Superintendência do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Representando a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), a diretora da Hemorrede Pública do Estado, Denise Jornada Braga, apresentou a rede de hemocentros públicos do Estado e agradeceu a iniciativa. “É muito positiva essa parceria com o Banco do Brasil, inclusive queremos que esse trabalho torne-se uma cooperação duradoura e que ao final do ano o Banco do Brasil seja um dos agraciados com o Selo Empresa Amiga da Hemorrede”, afirmou.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento Regional Sustentável da Superintendência do Banco do Brasil no Estado, Carlomagno Goebel, o objetivo estimular a doação de sangue dentro do programa de voluntariado, que já existe na instituição. Também estiveram presentes no encontro, a analista da Superintendência do Banco do Brasil Janaína Dias da Silva, a enfermeira da Núcleo de Captação de Doadores Katia Vettorello e a assessora de Comunicação da FEPPS Janis Loureiro.


Texto: Janis Loureiro/FEPPS 

Secretaria da Saúde