CIT divulga medidas de prevenção à intoxicação por medicamentos
Publicação:
O uso inadequado ou acidental de medicamentos é a principal causa de intoxicação no Rio Grande do Sul, segundo o Centro de Informações Toxicológicas do Estado (CIT). Em 2010, dos mais de 19 mil casos de intoxicação registrados no Estado, cerca de 6 mil foram causados por medicamentos.
Clique aqui para ouvir o áudio desta matéria.
Como parte das ações que marcam o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos (20 de agosto), o CIT divulga medidas que podem evitar intoxicação com remédios:
- Só use medicamentos sob orientação médica e nas doses indicadas.
- Ao comprar um remédio, veja se confere exatamente com a receita do médico. Se a receita estiver ilegível, peça para o médico reescrevê-la.
- Não use medicamentos no escuro para evitar a troca de embalagens ou erro de dosagem.
- Guarde a medicação utilizada em local adequado imediatamente após o uso.
O médico toxicologista do CIT e presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia, Carlos Augusto da Silva, informa que 30% dos casos de intoxicação com medicamentos registrados pelo Centro no ano passado envolveram crianças com menos de cinco anos de idade. Segundo o especialista, para evitar acidentes com crianças, os responsáveis devem guardar o produto em locais altos e inacessíveis para os menores, evitar tomar remédios em frente às crianças e nunca induzir a criança a tomar medicamentos associando a doces ou alimentos saborosos. "Se os adultos costumam oferecer o remédio associando-o a uma situação agradável, evidentemente, quando estiver sozinha, a criança vai repetir o ato", alerta o médico.
Em caso de suspeita de intoxicação por medicamentos, entre em contato com o CIT pelo 0800 721 3000, disponível 24 horas por dia.