Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Centro Obstétrico do Hospital de Viamão reabre com capacidade para 130 partos mensais

Publicação:

-

Para marcar a reabertura do Centro Obstétrico do Hospital de Viamão, no início da noite desta quarta-feira, (02/10), foi realizado um ato no prédio da instituição com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, do prefeito Nilton Magalhães e do presidente do Instituto Maria Schmidt (IMAS), Walmiro Charão.  

O serviço conta com repasses do programa Assistir, da Secretaria Estadual da Saúde (SES) no valor de R$ 400 mil mensais para o custeio. Atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o centro obstétrico, que estava há três anos fechado, passa a ser referência na região e já deu início ao atendimento a partir das 22 horas desta quarta-feira. A expectativa é de realização de 130 partos por mês. O local possui seis leitos de internação, quatro para pré-parto, uma sala de parto, quatro leitos pós-parto e uma sala para parto cirúrgico. 

um grupo de mulheres  batendo palmas com uniformes verdes de centro cirúrgico
Profissionais do Hospital de Viamão - Foto: Pedro henrique- Divulgação/PMV

O Hospital de Viamão foi adquirido recentemente pelo município, que passou a gestão da instituição para o Instituto Maria Schmitt (Imas). 

Durante o ato, a secretária estadual da Saúde Arita Bergmann celebrou o fato de que foi possível reabrir o Centro Obstétrico por meio da conjunção de boas parcerias. “Isto é uma demonstração de que Viamão está fazendo uma virada de página na história da saúde municipal”. Arita finalizou afirmando que o atendimento será realizado com muita atenção e qualidade técnica.  

A diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, da SES, Lisiane Fagundes, disse que quando o município fez o tema de casa, olhando para atenção primária, atingiu indicadores de saúde que são exemplos para o estado nesta área. E lembrou que “através das parcerias a gente conseguiu se unir e avançar por aquisição do hospital que agora é da população de Viamão”, declarou. 

 

Secretaria da Saúde