Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Campanha reforça atenção a sinais do comportamento suicida

Publicação:

Secretária Arita (no centro) e representantes das entidades parceiras no lançamento da campanha. Todos estão de pé e sorriem. Atrás deles, tem dois banners.
Secretária Arita (no centro) e representantes das entidades parceiras no lançamento da campanha. - Foto: Divulgação/SES

A Secretaria da Saúde é apoiadora de uma campanha de prevenção ao suicídio promovida pelo movimento #genteajudandogente em parceria Rotary Club Glória Teresópolis. O lançamento da campanha ocorreu nesta quinta-feira (12) em meio ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A proposta das peças que serão veiculadas em TVs, rádios, jornais, outdoors e outras mídias busca reforçar a atenção a sinais que a pessoa com comportamento suicida apresenta. A mensagem é que reconhecer esses indicativos pode ajudar a evitar um possível caso de suicídio. O Rio Grande do Sul é um dos estados com maior taxa de óbitos por esse motivo no Brasil, com mais de 1,3 mil casos registrados em 2017.

O movimento #genteajudandogente foi criado no ano passado, a partir de uma iniciativa do jornalista Júlio Ribeiro, presidente do Clube de Opinião do Rio Grande do Sul. A campanha contra ainda com apoio do Centro de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio do Hospital Mãe de Deus, Centro de Valorização da Vida (CVV), Fundação Pão dos Pobres, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS), a Fundação dos Rotarianos de Porto Alegre (Furpa) e a Trensurb, além de veículos de comunicação de todo o Estado.

No evento de lançamento da campanha, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, reforçou a importância do tema. “A cada dia perdemos quatro pessoas no Estado”, aponta. “Só mudaremos essa incidência falando, apoiando, prevenindo. Isso se faz com a mobilização da sociedade civil”, completa.

Secretaria da Saúde