Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Campanha Junho Vermelho: uma saída rápida e segura pode salvar vidas

Publicação:

Card Junho Vermelho: quatro braços estilizados recebem transfusão de sangue de uma mesma bolsa.

O Hemocentro do Rio Grande do Sul lançará, no Dia Mundial do Doador de Sangue, a Campanha “Uma saída rápida e segura pode salvar vidas. Doe Sangue. Doe Vida.”, com objetivo de aumentar os estoques de sangue, reduzidos desde início do distanciamento social e da pandemia da Covid-19. A data de 14 de junho (domingo), estabelecida pela Organização Mundial de Saúde, foi criada para lembrar a importância da doação de sangue.

A campanha serve também para reforçar a necessidade da doação na época de baixas temperaturas no Estado. Com o Coronavírus, os estoques de todos os tipos sanguíneos, principalmente O- e O+, estão em baixa. E, como não há substituto para o sangue, a população precisa colaborar de forma segura, se dirigindo ao Hemocentro para doação.

Para divulgação da campanha foram produzidos, em parceria com a SetDoor Mídia Externa Brasilfo, painéis instalados nas avenidas Cavalhada e Sertório. A equipe do Hemocentro está seguindo todas as orientações da OMS para receber os doadores com segurança e normalidade.

Os doadores serão recebidos por ordem de chegada dentro da capacidade de atendimento. Os interessados também podem agendar os horários previamente pelo telefone (51) 3336-6755 ou pelo whatsapp (51) 98405-4260. O Hemocentro está localizado na Avenida Bento Gonçalves, 3.722, em Porto Alegre, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

São pré-requisitos para a doação de sangue:
Estar em boas condições de saúde;
Apresentar documento oficial de identidade com foto;
Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
Pesar no mínimo 50 quilos com desconto de vestimentas;
O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Secretaria da Saúde