Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Apreensão e inutilização de mais de 21 toneladas de alimentos no litoral norte

Publicação:

Um funcionário da Vigilância faz anotações escorado num balcão. No fundo, um funcionário do estabelecimento olha para o lado.
Fiscais da Vigilância fiscalizam estabelecimentos no litoral norte - Foto: Divulgação SES/RS

Desde o início das ações  do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) para assegurar a qualidade e a procedência dos alimentos consumidos por veranistas no litoral gaúcho, em 15 de dezembro de 2015 até 29 de janeiro deste ano, foram apreendidos e inutilizados mais de 21 toneladas de alimentos e 700 unidades de iogurte por apresentarem condições impróprias para o consumo humano. As ações de Vigilância Sanitária que são realizadas de forma rotineira no verão pelo Setor de Alimentos do Cevs e pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, este ano contam com o apoio do Ministério Público Estadual. Como resultado dessas ações até agora, foram inspecionadas 21 indústrias de alimentos, 50 serviços de alimentação, 12 mercados e uma cozinha de hospital. As operações somaram ainda 21 interdições cautelares e 38 apreensões e inutilizações.

As principais inconformidades encontradas são alimentos armazenados em temperatura inadequada, sem procedência e com data de validade vencida. Também foram detectadas condições higiênico-sanitárias insatisfatórias nos locais de preparo dos alimentos, como presença de insetos, sujeira, frestas, falta de higiene e de asseio dos manipuladores. Além disso, em alguns locais, os utensílios de manipulação de alimentos estavam sem condições de uso, sujos e enferrujados. Em alguns locais, foi verificada falta de vedação dos ralos de cozinha, banheiros dos manipuladores dentro da cozinha dos estabelecimentos, caracterizando situação de interdição.

A técnica do setor de alimentos do Cevs, Francine Balzaretti Cardoso, explica que, nos meses de verão, o aumento da população nas praias do litoral gaúcho repercute em crescimento da oferta de serviços de alimentação como bares, ambulantes, restaurantes, muitos deles atuando de forma temporária. “Diante desta realidade, surge a necessidade de intensificação das ações de fiscalização da Vigilância Sanitária, visando à prevenção da ocorrência de doenças transmitidas por alimentos, bem como ações de educação em saúde na área de alimentos", avalia.

Em função disso, além da fiscalização a estabelecimentos comerciais de alimentos, como restaurantes, lancherias, supermercados e bares, os técnicos que integram as ações distribuem panfletos para a população e fixam cartazes da campanha “Antes de comer melhor saber”, que tem por objetivo conscientizar consumidores sobre a importância de estarem atentos à qualidade, procedência, composição, validade e origem dos alimentos.

Participam das operações técnicos do Cevs, da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde e das vigilâncias municipais, promotores de justiça e Brigada Militar. As ações prosseguem até o final do veraneio nas principais praias do litoral norte. A Secretaria Estadual da Saúde apoia ainda as ações da área de vigilância de todos os municípios do litoral durante a “Operação Verão para Todos” do Governo do Estado do RS.

Secretaria da Saúde