Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Antecipada vacinação contra Influenza para os povos indígenas

Publicação:

Imagem mostra um grupo de indígenas sentados.

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e Influenza B) que começa na quinta-feira (16) vai incluir também os povos indígenas como prioritários.

A antecipação se deve à situação de vulnerabilidade dos povos indígenas, que receberão as equipes de vacinação em suas aldeias, quando serão adotadas todas as medidas de prevenção e controle do novo coronavírus.

Conforme o Ministério da Saúde, as vacinas seguirão até os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), de carro, de barco ou de avião, sempre observando as recomendações de conservação da temperatura e de armazenamento das doses. O esforço atende a determinação sanitária de aumentar a cobertura da vacina contra Influenza que causa significativos problemas de saúde aos povos indígenas. Apesar de não proteger contra o Coronavírus, a vacina contra Influenza tem o objetivo de diminuir a ocorrência de casos graves, que podem levar a hospitalizações e óbitos.

Esta nova fase da campanha também é destinada a doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros/motoristas de transporte coletivo e portuários, além de povos indígenas. A identificação dos profissionais de segurança fica a cargo da organização de cada município durante a campanha.

A última e terceira etapa, começa no dia 9 de maio. Os grupos prioritários serão crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência e professores.


Público-alvo da 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza – A partir de 16/4

Doentes crônicos

Forças de segurança e salvamento

Caminhoneiros e transporte coletivo

Portuários

Pessoas privadas de liberdade

Profissionais do sistema prisional

Povos indígenas

Texto e foto: Neusa Jerusalém

Secretaria da Saúde