Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Vinagre e água do mar são aconselhados para queimaduras por águas-vivas

Publicação:

Guarda-vidas usam bandeira na cor lilás para indicar a presença dos animais na água.
Guarda-vidas usam bandeira na cor lilás para indicar a presença dos animais na água. - Foto: Divulgação/CBMRS
00:00:00/00:00:00

Vinagre e água do mar são aconselhados para queimaduras por águas-vivas

Vinagre e água do mar são aconselhados para queimaduras por águas-vivas.As águas-vivas são animais marinhos, chamados de cnidários. Possuem pequenos tentáculos que contêm células urticantes (nematocistos), que queimam em contato com a pele. Crédito: Elias Costa

Download

Em caso de queimaduras por águas-vivas (ou mães-d’água), o melhor remédio é o vinagre. Jamais utilize água da torneira ou mineral no local, é o que alerta a bióloga do Centro de Informação Toxicológica (CIT), Kátia Moura. Ela explica que, para limpar a ferida, use a própria água do mar e, para aliviar a dor, o vinagre.

As águas-vivas são animais marinhos, chamados de cnidários. Possuem pequenos tentáculos que contêm células urticantes (nematocistos), que queimam em contato com a pele. “A água doce agrava a queimadura, pois dispara as toxinas de nematocistos que eventualmente estavam intactos”, informa a bióloga. Já o vinagre possui a capacidade de neutralizar a sensação de desconforto no local.

Kátia esclarece ainda que, se algum tentáculo ficar grudado na pele, não se deve puxar quando estiver fora da água. “Se precisar, faça isso ainda dentro do mar, com a área submersa. Caso já esteja na areia, só puxe se puder molhar o local com o vinagre.” Também podem ser feitas compressas com o líquido.

Não devem ser aplicadas substâncias sem indicação médica, nem pisar ou manipular animais mortos na beira da praia, pois eles ainda podem causar acidentes.

Se persistir vermelhidão ou dor no local, a recomendação é procurar atendimento médico. O CIT também pode dar mais orientações pelo telefone 0800-721-3000, com plantão 24 horas (inclusive feriados, sábados e domingos).

Número de casos
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado (CBMRS), desde o início da operação RS Verão Total até a segunda-feira (6), foram registrados 39.121 de acidentes com águas-vivas no litoral gaúcho, nesta temporada. Até o mesmo período no verão passado, o Corpo de Bombeiros havia registrado 35.442 casos. O Coordenador de Operações do CBMRS, Major Isandré Antunes de Souza, diz que é mais comum os acidentes nas praias de Capão da Canoa, Tramandaí e Imbé, onde está concentrado o maior número de banhistas. Porém, é preciso ter cuidado em qualquer ponto do Litoral Norte.

“Os guarda-vidas, em diversos pontos do litoral do Estado, possuem vinagre para auxiliar os banhistas. Isso diminui a necessidade de atendimento médico nestes casos”, explica Kátia.

Bandeira lilás nas praias
Os guarda-vidas utilizam desde 2015 uma bandeira específica para sinalizar aos banhistas a presença de águas-vivas nas praias gaúchas. Ela é da cor lilás e fica anexada próxima às guaritas quando os profissionais identificam a presença dos animais na água.

Cuidados
- Lavar o local com água do mar;
- Fazer compressas com vinagre (ou aplicar uma pasta de vinagre e farinha de trigo);
- Remover filamentos com cuidado;
- Não pressionar nem esfregar o local;
- Não lavar com água doce (torneira);
- Não usar álcool ou qualquer outra substância;
- Sempre que possível procurar atendimento médico.

Secretaria da Saúde