Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Vigilância Sanitária será informatizada na maioria dos municípios

Publicação:

Tendo em vista a futura implementação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária no Estado, 472 secretarias municipais deverão receber, ainda este ano, um computador, uma impressora e um estabilizador de voltagem, conforme parceria acertada entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) e Ministério da Saúde. A entrega dos equipamentos foi iniciada pelos municípios da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Alegrete, que em breve receberá a visita de técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/SES/RS) para a instalação de alguns programas específicos.

Conforme Jane Leonardo, responsável pela Vigilância Sanitária estadual, há um termo de ajustes e metas acordado entre o Rio Grande e a União, desde 2002, para a implementação do SINAVISA - Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, no Estado, no prazo de 90 dias. "Estamos entregando agora os equipamentos (hardware), para a posterior instalação dos programas (software) específicos para as ações de Vigilância em Saúde. Com esses micros, já é possível, às secretarias municipais de Saúde, acessar o sistema via internet, como o portal do conhecimento em Vigilância Sanitária, a biblioteca virtual e as legislações específicas. Também poderemos implantar o cadastro dos estabelecimentos, com a chegada do SINAVISA no Estado, possibilitando uma ampla troca de informações e consultas."
Dos 496 municípios gaúchos, 24 ficarão de fora do programa, enquanto não implantarem oficialmente a Vigilância Sanitária.
Secretaria da Saúde