Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Unidades Básicas de Saúde no RS terão Prontuário Eletrônico no SUS

Publicação:

20130910123823prontuario-eletronico-03.jpg
A iniciativa dará mais resolutividade às UBSs, irá evitar deslocamentos desnecessários e otimizar recursos. - Foto: Nândria Oliveira (Arquivo)

A inserção do prontuário eletrônico de pacientes do SUS nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no RS é o tema da Oficina Estadual sobre a Estratégica E-SUS, que acontece nesta quarta e quinta-feira (11 e 12), na Escola de Saúde Pública da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O sistema já é uma realidade em Sapucaia, que o utiliza em fase piloto e, até outubro, estará em 30 municípios gáuchos. O encontro reúne os coordenadores e servidores da Atenção Básica da rede pública dos municípios, além de profissiojnais de TI, para a capacitação do trabalho. 

Em todo o Brasil as UBS estão sendo informatizadas, para que o prontuário eletrônico do paciente esteja on-line, em rede, com todas as unidades no momento da consulta, disponibilizando o histórico completo de atendimento. A iniciativa dará mais resolutividade às UBSs, irá evitar deslocamentos desnecessários e otimizar recursos. No prontuário constam tanto as atividades realizadas em educação em saúde, como palestras, rodas de conversa e dinâmicas, quanto as consultas realizadas por médicos, enfermeiros ou outros servidores de saúde, além de exames e medicamentos prescritos. 

A informatização também traz a vantagem de emitir sinais de alerta em casos de interações medicamentosas que apresentem riscos ao paciente, e de faltosos ao tratamento e acompanhamento, como gestantes e hipertensos. O prontuário traz ainda dados das visitas domiciliares, inseridos pelos agentes comunitários, do Programa de Saúde da Família. Alguns municípios adotaram programas similares a este, do setor privado. A novidade agora é que o sistema a ser implantado é um software público, desenvolvido para o SUS pelo Ministério da Saúde, que vai unificar os serviços no RS inicialmente nas UBS e, posteriormente, nos hospitais. 

A SES irá financiar a aquisição de computadores para todos os municípios que necessitarem, e é a responsável pela capacitação dos servidores para o sistema, e pela educação permanente. O Estado é hoje referência no País pelo apoio e logística aos municípios nesta questão. 

Texto: Denise Gewehr
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Secretaria da Saúde