Teste rápido molecular da Tuberculose é tema de reunião com Rede Estadual de Laboratórios
Publicação:

A Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), através do Laboratório Central do Estado (IPB-LACEN), promoveu hoje (22) reunião com a Rede Estadual de Laboratórios que realiza o Teste Rápido Molecular de Tuberculose (TRM-TB). O objetivo é avaliar conjuntamente os resultados, atualizar e compilar informações para o 2º Seminário Nacional de Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose, que será realizado em Brasília, nos dias 27 e 28 de maio.
De acordo com o diretor do IPB-Lacen, Fernando Kappke, está prevista a realização de 24 mil testesTRM-TB neste ano. "Estamos agregando importante diferencial de tempo de resposta, em aproximadamente 2 horas, bem como maior precisão, ampliando a capacidade e agilidade analítica", avaliou. Ele informa ainda que o teste não substitui o método tradicional. "O novo teste acrescenta informação à metodologia de diagnóstico utilizada atualmente no país, que é a de cultura de micobactérias, que tem prazo de até 60 dias para liberação de resultados", explica. O Laboratório Central do Estado, através da Seção de Micobactérias, realiza anualmente cerca de 5 mil análises, incluindo cultura, identificação de espécies, teste de sensibilidade e controle de qualidade.
A agilidade na detecção e confirmação da doença é parte fundamental no combate à tuberculose. A FEPPS conta com o apoio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde, através do Programa Estadual de Controle da Tuberculose e do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde, otimizando ações conjuntas para ampliar a melhoria dos serviços prestados a população."Como Laboratório de Referencial Estadual, atuamos como representante do Ministério da Saúde, na coordenação, implantação e supervisão frente a estratégia de implantação do teste rápido para diagnóstico da doença na Rede Pública", concluiu.
O teste - Através desta nova tecnologia, que é o TRM-TB, são realizados testes de amplificação de ácidos nucléicos utilizado para detecção do complexo M. tuberculosis e para a triagem de tuberculose resistente a fármacos. Este teste molecular consiste na purificação, concentração e amplificação de ácidos nucléicos por reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real, apresentando principal benefício apresentado a integração e automatização dos três processos (preparação de amostras, amplificação e detecção) necessários para a PCR em tempo real baseada em testes moleculares.
A doença - A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões e é transmitida de uma pessoa para outra por meio de gotículas do aparelho respiratório de pacientes portadores da tuberculose pulmonar bacilífera. Sendo importante que a pessoa que apresente tosse por mais de três semanas, procure um médico para avaliação, pois se a doença for identificada rapidamente e o tratamento começar de imediato, há um prognóstico de não evoluir para uma forma grave, parando de transmitir.