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TelessaúdeRS

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O TelessaúdeRS/UFRGS é um projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) e outras instituições. Através da oferta de Teleconsultorias, Telediagnóstico, Teleducação, Suporte a Núcleos e Suporte de Sistemas de Informação e Prontuários Eletrônicos, contribui na qualificação e agilidade do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

 www.ufrgs.br/telessauders

 É dirigido a todos os profissionais que trabalham na Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB) e gestores municipais (secretários de saúde e coordenadores da APS/AB), através de ações que geram a qualificação do trabalho e possibIlidade de educação permanente para os profissionais.

O objetivo principal em todas as ações é qualificar o trabalho das equipes de APS/AB, fortalecendo os atributos da APS: acesso de primeiro contato, longitudinalidade, coordenação, integralidade, orientação familiar, orientação comunitária e competência cultural.

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TelessaúdeRS - UFRGS

Vídeo informativo das ações ofertadas pelo TelessaúdeRS. Crédito: Telessaúde RS - UFRGS

TELECONSULTORIA

As teleconsultorias podem ser feitas através de plataforma online e via canal 0800 644 6543. A plataforma de Telessaúde do MS é uma ferramenta disponível para todos os profissionais de saúde da APS/AB do Rio Grande do Sul e todos os profissionais dos núcleos de telessaúde do Brasil vinculados à plataforma nacional. A equipe do 0800 644 6543, em funcionamento desde 2013, responde às dúvidas de médicos que atuam na APS/AB do Brasil e enfermeiros da APS/AB do Rio Grande do Sul. Desde sua criação, já foram discutidos mais de 35 mil casos médicos via telefone. O Canal 0800 Telessaúde funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h30min, no horário de Brasília. O RegulaSUS trabalha com protocolos de encaminhamento para diminuir e qualificar as listas de espera para consulta especializada na APS/AB.

TELEDUCAÇÃO

O núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Sul oferece Webpalestras, Aplicativos (Apps), Pílulas de Sabedoria e cursos online gratuitos para auxiliar a educação e atualização permanente dos profissionais de Saúde. As webpalestras abordam temas ligados à saúde, bem-estar, manutenção e prevenção de doenças. Os serviços podem ser acessados no portal de TeleEducação do projeto e/ou canal Youtube.

APOIO À IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

O TelessaúdeRS/UFRGS oferece apoio à implantação e ao uso de sistemas de informação e prontuários eletrônicos no RS. A equipe de campo do TelessaúdeRS/UFRGS realiza apoio à instalação e capacitação do e-SUS AB na modalidade Coleta de Dados Simplificada (CDS) e/ou Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Essa ação é realizada a partir de uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado. O TelessaúdeRS/UFRGS já apoiou a implantação do e-SUS em 1.192 Unidades Básicas de Saúde, tendo prioridade para aquelas com estratégia saúde da família, totalizando mais de 14.400 profissionais de saúde capacitados no e-SUS AB.

QUALIFICAAPS

Em 2015, foi iniciado o projeto piloto QualificaAPS em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, aproveitando o momento de realização das Oficinas de Planificação da APS do CONASS, para qualificar os processos de gestão da atenção básica das Secretarias Municipais de Saúde e o processo de trabalho das equipes de APS/AB das Unidades Básicas de Saúde. O projeto visa fortalecer a capacidade técnica municipal para expansão e qualificação da Atenção Primária à Saúde no Rio Grande do Sul, em conformidade com a Política Estadual de Saúde.

TELEDIAGNÓSTICO

O TelessaúdeRS/UFRGS possui dois serviços de telediagnóstico para a APS/AB. O RespiraNet, lançado em 2013 no Rio Grande do Sul, foi o primeiro serviço de telediagnóstico em espirometria para portadores de doenças respiratórias crônicas no Brasil. Em dezembro de 2014 passou a abranger toda a população do RS. O EstomatoNet, lançado em 2015, é um serviço de telediagnóstico em estomatologia. Tem como objetivo dar suporte aos profissionais de saúde no que diz respeito ao diagnóstico e manejo de lesões bucais e doenças que se manifestam como lesões na boca.

TELEFONE

Através do telefone, em tempo real, será possível auxiliar na tomada de decisão, contribuindo para a resolução de problemas de saúde e de dúvidas clínicas, sem a necessidade de agendamento prévio.Disponível para médicos que trabalham na APS/AB de todo o Brasil e enfermeiros do RS.

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