Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Sistema Gerint amplia o número de internações no Hospital Regional de Santa Maria

Publicação:

Reunião sobre Gerint no Hospital Geral de Santa Maria
Hospital apresentou indicadores do sistema durante reunião na SES/RS - Foto: Itamar Aguiar - ACS/SES

Um panorama de respostas para internações por meio do Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint) no Hospital Regional de Santa Maria indica um aumento na demanda pelo serviço. Os dados foram apresentados à secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, pelo diretor-geral do HRSM, Geison Farias, na quinta-feira (16). De acordo com o estudo, somente entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, houve um incremento no aceite de pacientes de aproximadamente 60%. Em novembro de 2022, foram 142 internações, passando para 188 em dezembro e chegando a 225 em janeiro deste ano.


De acordo com Farias, a maior agilidade na resposta e o aperfeiçoamento de processos internos permite que a instituição receba pacientes, desafogando atendimentos na UPA e no Pronto Atendimento do município. Além de qualificar a busca por vagas, a partir de um mapa de ocupação dos leitos em tempo real, o uso do sistema pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) dá maior agilidade ao fluxo de pacientes. Com a ferramenta é possível identificar o paciente através do Cartão Nacional de Saúde, as unidades de Saúde e os profissionais solicitantes e executantes pelo Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), além do compartilhamento de informações com os prontuários eletrônicos dos serviços de saúde.


A secretária Arita destacou a importância da parceria entre a SES e a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), que administra o hospital. “O Hospital Regional é de suma importância para fortalecer os serviços de saúde e atender às necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.

Serviços
Inaugurado em 6 de julho de 2018, o Hospital Regional de Santa Maria tem progressivamente ampliado serviços e qualificado a saúde na região central e no Rio Grande do Sul. A unidade conta com Ambulatório de Cardiologia e ambulatórios cirúrgicos em áreas como traumatologia, vascular, torácica, neurologia e para as cirurgias de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE). São 80 leitos clínicos e 20 de UTI, totalizando cem leitos ativos. A equipe conta com 430 funcionários.

Mantido pelo governo do Estado, por meio da SES, o Regional de Santa Maria é gerido pela Fundação Universitária de Cardiologia. Com serviços multiprofissionais e foco no usuário do SUS, o Regional também conta com dois ambulatórios pioneiros: de Doenças Crônicas, atendendo pacientes com diabetes e hipertensão, por exemplo, e o da Pessoa Idosa.

Secretaria da Saúde