Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Sistema Estadual de Auditoria em Saúde completa 23 anos

Publicação:

Secretária Arita e mais três pessoas assistem a live que está no telão. Todos estão sentados atrás de uma mesa.

O Sistema Estadual de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) completou 23 anos no Rio Grande do Sul e foi marcado com um encontro, nesta quinta-feira (10/6), entre os 52 auditores da Secretaria da Saúde (SES) e demais servidores do setor. Este ano, a Auditoria do SUS ganhou status de departamento, demonstrando o “reconhecimento do papel que a auditoria desempenha na gestão pública, e fortalece ainda mais a história dos 23 anos deste trabalho”, disse o diretor Bruno Naundorf.

Bruno explica que o papel da auditoria é trazer elementos para a tomada de decisão pela gestão e melhoria da qualidade do SUS, com a correção de inconformidades que venham a ser encontrados, principalmente na área de políticas públicas de saúde. A auditoria já acontecia mesmo antes da criação do Sistema Estadual de Auditoria do SUS no Estado, quando a Secretaria da Saúde ainda era vinculada à Secretaria de meio Ambiente, mas não da forma como foi organizada há 23 anos, e a mudança de uma coordenadoria para um departamento fará com que a atuação do setor fique mais próxima à gestão do Governo do Estado.

O trabalho da Auditoria do SUS inclui realizar visitas aos serviços de saúde para orientar e apontar melhorias, planejamento de ações e verificação da melhor destinação dos recursos públicos.

Secretaria da Saúde