Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Sistema de gerenciamento de consultas é apresentado às Procuradorias Regionais

Publicação:

À esquerda, a palestrante fala, segurando o microfone. À direita, três mulheres acompanham. Entre elas, um telão. As quatro estão sentadas atrás de um balcão. A plateia assiste sentada.
Exposição foi feita no auditório da PGE em Porto Alegre - Foto: PGE/Divulgação

A Procuradoria-Geral do Estado, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, promoveu a palestra “A Regulação de Acesso a Leitos e Sistema Gercon: acesso a Consultas Especializadas”, na quinta-feira (26/10), no auditório da PGE, com a Diretora do Departamento de Regulação Estadual, Elisabeth Collares, que explicou os conceitos básicos de regulação e fluxos.

Após a palestra, houve a apresentação do sistema Gercon (Gerenciamento de Consultas). A atividade teve como público-alvo as Procuradorias Regionais, em razão de a Secretaria da Saúde (SES) ter solicitado um treinamento para fornecer o login de acesso aos usuários do sistema Gercon. A PDPE (EDE) e a PI (POA/EDE) realizaram esse treinamento no mês de agosto, de forma presencial, na SES.

De acordo com a Dirigente da Equipe de Demandas Especiais da Procuradoria do Interior, Aline Fayh Paulitsch, “a liberação do sistema para consulta pela PGE é um grande avanço, pois o Gercon permite acompanhar o acesso aos agendamentos de consultas especializadas no SUS, facilitando a atuação da PGE nas ações judiciais, a exemplo do que já ocorre com os sistemas AME (medicamento) e GUD (usuários com deficiência)”.

No momento o sistema está sendo usado para pacientes residentes em Porto Alegre e não residentes encaminhados para consulta especializada na Capital. A migração para a nova plataforma (o sistema anterior chamava-se Aghos) está sendo feita gradualmente, a fim de que o Gercon seja usado pela Secretaria da Saúde em todos os municípios regulados pela pasta. O sistema qualifica a gestão das consultas especializadas em relação aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento contou com o apoio da Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional.

 

Sobre o Gercon:

A ferramenta, que foi desenvolvida pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), permite mais equidade no atendimento à população, na medida em que é possível priorizar, através da informatização, as situações mais graves e urgentes, e não apenas por simples ordem de entrada no sistema. Pelo Gercon, as unidades de saúde registram as solicitações de consultas especializadas a partir de um formulário padrão, classificando a prioridade de acordo com critérios pré-definidos de classificação de risco. O agendamento ocorre de acordo com a complexidade e a regionalização. O sistema também permitirá a produção de relatórios e estatísticas para auxiliar na tomada de decisão dos especialistas na área médica.

 

Por PGE/Divulgação
Secretaria da Saúde