Sexualidade do Idoso será tema central de encontro
Publicação:
Sexo e idade avançada não estão dissociados: a sexualidade influencia na qualidade de vida, auto-estima e convivência social das pessoas com mais de 60 anos, que constituem 12,9% da população gaúcha (mais de 1,4 milhão de habitantes). É com este entendimento que o Departamento de Ações em Saúde da SES promove, no dia 30 de setembro, o 3° Encontro Estadual da Pessoa Idosa, que discutirá os avanços e desafios da Política Estadual de Saúde do Idoso com enfoque especial na sexualidade desta faixa da população.
A coordenadora da Seção de Saúde do Idoso da SES, Iride Caberlon, explica que a pessoa idosa vivencia a sexualidade de forma diferente e precisa lidar com mudanças na sua libido provocadas pelo amadurecimento natural do corpo e também por medicamentos. "Como o idoso é freqüentemente portador de comorbidades diversas, precisa de tratamentos constantes que podem interferir na libido e este é um assunto que os profissionais da saúde precisam ter em conta", destaca. Outra questão é a necessidade de prevenção: em 2007, dos casos de AIDS notificados à SES, 3,5% eram mulheres acima de 60 anos e 3,9%, homens da mesma faixa etária.
O evento ocorrerá no 4º andar (sala do DAS) do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1501), das 13h30min às 17 horas.
Segue abaixo a programação:
13:30h - Inscrições e entrega de material
14h - Abertura Oficial
14:30h - Política Estadual de Saúde do Idoso: Avanços e Desafios
Enf. Iride Cristofoli Caberlon - Coordenadora da Seção da Saúde do Idoso
14: 45h - RS/ Amigo do Idoso
Dra. Sandra Vial - Coordenadora do RS Amigo do Idoso
15h - Debate
15:15h - Intervalo - coffee break
15:30h - Mesa Redonda - Conversando sobre a Sexualidade da Pessoa Idosa
Dr. Paulo Tadeu Turki de Lima - Urologista - Sexualidade do Homem Idoso
Dra. Loreta Napp - Ginecologista - Sexualidade no Climatério e Menopausa
Dra. Lúcia Pesca - Psicóloga - Sobre a Sexualidade dos Idosos
16:15h - Debate
16:30h - Encerramento