SES realiza busca por ex-funcionários de fábrica de amianto do Vale do Sinos
Publicação:
A Secretaria Estadual da Saúde, através da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, realiza a procura por ex-funcionários da fábrica Isdralit, de Sapucaia do Sul. A localização dos mesmos é necessária pois os profissionais precisam passar por exames médicos, já que trabalharam em contato com o amianto, uma substância que pode causar doenças pulmonares.
A busca pelos trabalhadores foi acordada após Termo de Ajusta de Conduta que envolveu ainda a empresa e Secretaria Regional do Trabalho e Emprego. A empresa arcará com os custos dos exames (inicialmente de raio-x e espirometria).
São procurados cerca de 4 mil funcionários que trabalharam na empresa desde 1969. A fábrica localiza-se até hoje junto a BR-116, no bairro Carioca. É importante encontrar essas pessoas para que sejam verificadas suas saúdes, independentemente há quantos anos ela trabalhou na empresa e o período que durou o vínculo. Uma agência está sendo contratada para auxiliar na busca.
O contato com a Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador pode ser feito de segunda à sexta-feira, em horário comercial, pelos telefones (51) 3901-1101 / 3901-1102 ou pelo e-mail amianto@saude.rs.gov.br.
O que é amianto?
O amianto, também conhecido como asbesto, é uma fibra de origem mineral nociva à saúde.
Onde é encontrado?
O amianto está presente em produtos como telhas, caixas d`água, tubos de água, vasos, aparelhos sanitários, freios, embreagens automobilísticas, tecidos para roupas antichamas, tintas especiais, revestimentos de pisos, isolantes térmicos, entre outros.
O amianto faz mal à saúde?
Sim. A exposição ao amianto está associada a uma série de efeitos sobre a saúde, como asbestose - fibrose pulmonar, câncer de pulmão, laringe e digestivo e doenças de pleura.
É uma substância reconhecida como cancerígena?
Sim, e não existem doses ou limites seguros para exposição ao amianto.