Dados sobre fatores que impactam na Saúde da Mulher são divulgados pela SES
Publicação:
A maioria da população do Rio Grande do Sul, é formada por mulheres, chegando a 51,3% do total de habitantes do Estado. São mais de 5,8 milhões, em um cenário que apresenta fatores que impactam na saúde pública, como violência sexual, saúde mental e gravidez na adolescência.
Para marcar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, esses e outros dados foram sistematizados para subsidiar gestores de saúde pública e áreas técnicas e acadêmicas da sociedade civil. Estes indicadores foram publicados em um infográfico (cartaz online), elaborado pela equipe do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Conforme os dados, em 2019, o Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado recebeu mais de 3 mil notificações de violência sexual contra as mulheres. Já o sistema prisional tem 2 mil reclusas, e destas, cerca de 80% tem filhos. Entre as cerca de 147 mil gestantes, 14,8 mil eram adolescentes.
Na Atenção Básica, foram realizados 558,9 mil atendimentos de Saúde Mental, 304,4 mil coletas para exames citopatológicos e 318 mil atendimentos na área sexual e reprodutiva.
Origem da data
Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. Essa data foi criada com o objetivo de afirmar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres.
A área de Saúde da Mulher da SES-RS atua em consonância com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, que compreende a questão de gênero como condicionante e determinante social de adoecimento e morte das mulheres.
Confira o Podcast Saúde e Você especial Dia Internacional da Mulher
Podcast Saúde e Você: Saúde da Mulher
O Podcast Saúde e Você desta semana aborda a saúde da mulher. Por isso conversamos com Gisleine Lima da Silva, Especialista em saúde e que atua na Política de Saúde da Mulher no Rio Grande do Sul. Crédito: Elias Costa
Download