Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

SES inaugura posto de saúde no Campo da Tuca

Publicação:

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) estará inaugurando na próxima segunda-feira (18 de abril de 2005) as novas instalações da Unidade Básica de Saúde do Campo da Tuca (UBS 7). A UBS integra o complexo do Centro de Saúde-Escola Murialdo que desenvolve um sistema de ensino e serviços de saúde englobando todos os programas da SES e do Ministério da Saúde, Programa de Medicina Geral Comunitária, Residência em Medicina Geral Comunitária e Aperfeiçoamento Especializado em Atenção Básica em Saúde.
A solenidade, que se inicia às 11 horas, terá a presença do secretário da Saúde, Osmar Terra, do diretor da Escola de Saúde Pública, Mario Silveira, e do diretor do Centro de Saúde-Escola Murialdo, Ivo Leuck.
Conforme a coordenadora da UBS7, pediatra Marilia Corrêa de Corrêa, as novas instalações, com 350 metros quadrados, dispõem de salas de atendimento, de vacinação, de observação, de cuidados de enfermagem, para preceptores, cozinha, dois banheiros para pacientes e dois banheiros para funcionários. Pela entrada da garagem, transformada em sala de espera, há rampas de acesso para pessoas portadoras de deficiência.
Localizada na Rua Luís Moschetti, 570, a unidade presta atendimento para uma população em torno de 11 mil moradores, que devido a problemas de disponibilidades para locação foi atendida, por dois anos e meio, no Centro de Saúde-Escola Murialdo. A UBS tem serviços de pronto-atendimento e agendado nas áreas de atenção básica em medicina, psicologia, serviço social, odontologia, enfermagem e nutrição. Há também grupos de pacientes que necessitam de acompanhamento especial, como obesos, diabéticos, gestantes, de bolsas de alimentação e de saúde mental.
Tem ainda um programa de encaminhamento de pacientes para especialistas, através da unidade central localizada no Murialdo. O serviço de vacinação funciona diariamente. A coordenadora explica que os altos índices de cobertura vacinal neste posto são resultados do programa de atendimentos e visitas domiciliares. Dessa forma, entre outras vantagens, se consegue buscar em casa crianças que não comparecem na data agendada no esquema de vacinação.
Secretaria da Saúde