Secretaria da Saúde orienta municípios sobre notificação de transtornos mentais relacionados ao trabalho
Uma correta notificação dá visibilidade e subsidia ações de prevenção e promoção da saúde mental
Publicação:

Foi publicada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), uma nota técnica que trata sobre os transtornos mentais relacionados ao trabalho. O objetivo é atualizar e sensibilizar os profissionais dos serviços de saúde públicos e privados dos municípios, sobre a importância da notificação de casos detectados.
“Devido à grande subnotificação de casos, o número de notificações de sofrimento e transtorno mental relacionados ao trabalho não reflete de forma adequada a realidade do adoecimento psíquico dos trabalhadores e das trabalhadoras”, afirma a psicóloga Sandra Zanatta Guerra. Segundo ela, “a atualização da nota técnica é uma das estratégias para aumentar e qualificar essas notificações”.
Conforme os dados da Divisão de Saúde do Trabalhador do Cevs, em 2024 foram notificados 627 casos de transtorno mentais relacionados ao trabalho. Na série histórica, o ano de 2019 aparece com 470, o segundo maior volume de notificações e em terceiro, o ano de 2023 com 400 notificações. Desde 2016, em outros anos, o número de notificações ficou entre 104 e 221. Em 2025 foram registradas 186 notificações até o momento.
Através da nota técnica, a SES orienta que o sofrimento psíquico/transtorno mental que tenha relação com o trabalho deve ser notificado na Ficha de Notificação específica para esse agravo do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), por todos os serviços de saúde públicos e privados, para casos suspeitos ou confirmados. Uma correta notificação dá visibilidade para o problema e subsidia ações de prevenção e promoção da saúde mental nos ambientes de trabalho. Para o diagnóstico, a investigação deve incluir uma avaliação multiprofissional, com discussões de casos, e vigilância dos ambientes e dos processos de trabalho para o mapeamento e o levantamento de riscos.
O documento foi elaborado por um grupo técnico de psicólogos dos Centros Regionais e Estadual de Saúde do Trabalhador e revisado por uma equipe multiprofissional do Cevs e do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES/RS.
Confira na íntegra a Nota Técnica Saúde Mental e Trabalho